Início » País de origem » Argentina » Finca la Anita Tocai 2010

Finca la Anita Tocai 2010

1418155492

Voltei de viagem, fiz o post para a #CBE atrasado e não tive mais tempo nem de olhar para o blog. E agora aqui estou postando sobre um vinho que bebi em dezembro do ano passado… Com o artifício do Vivino ficou fácil escrever sobre os vinhos na hora em que estou bebendo e postar depois quando puder, mesmo que o depois sejam dois meses… Aliás, recomendo o aplicativo (Vivino – http://www.vivino.com/).

Sobre o vinho, embora nunca tenha postado nada no blog sobre a Finca la Anita, sou fã da vinícola, minha preferida da Argentina.

A uva é a Tocai Friulano, hoje chamada apenas de Friulano (pelo menos legalmente) devido a uma briga judicial que determinou que apenas os vinhos húngaros da região de Tokaj podiam ser chamados de Tocai (escreve-se Tokaj, mas pronuncia-se tocai). A uva também é conhecida em outra regiões (Eslovênia principalmente) como Sauvignonasse ou Sauvignon Vert. É mais plantada na região do Friuli na Itália (daí o Friulano) e no geral dá origem a brancos frescos, bem frutados, minerais e com acidez marcante.

Não conheço mais nenhuma vinícola que faça um vinho com essa uva na Argentina (nem no Chile), o que por si só já o torna inusitado. Ele estava assim:

Na taça tinha cor amarelo esverdeado.

No nariz era elegante e tinha certa complexidade, lembrando maçã, lichia, limão siciliano, algo floral e um toque vegetal.

Na boca era bem refrescante, apesar de seus quase 5 anos, parecia um branco de safra bem recente, interessante. Mantinha a elegância do nariz, com ótima acidez e médio corpo. Paladar cítrico e mineral, com leve apimentado. Persistência boa.

Um belo de um vinho branco! Esse veio na bagagem do amigo Antônio Pedro, que visitou a vinícola. Vi vendendo na internet por algo em torno de 100 reais, eu diria que o vinho vale esse preço, se você estiver procurando um branco mais elaborado, sem deixar de ser refrescante e fácil de beber, esse é uma ótima pedida.

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do vinho:

Nome: Finca la Anita Tocai

Vinícola: Finca la Anita

Região: Mendoza, Argentina

Teor alcoólico: 13,3%

Safra: 2010

Uva: Tocai Friulano

Preço: vinho trazido de viagem pelo Antonio Pedro

Comprado em (mês/ano): vinho trazido de viagem pelo Antonio Pedro (não sei)

Importador: Bodega Barra

Bebido com (data): Cesar, Antônio Pedro, Flávio, Sávio e Pedro (09/12/2014)

Nota: 4 em 5 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s