Início » País de origem » Itália » Montalcino: Poggio Antico

Montalcino: Poggio Antico

Poggio Antico

A Poggio Antico é uma vinícola de médio porte que, de certa forma, consegue manter em sua produção e estrutura os estilos moderno e tradicional ao mesmo tempo. Localizada em uma propriedade com 200 hectares (ha) e paisagens variáveis que englobam florestas, campos, oliveiras e vinhedos, a vinícola produz principalmente Brunello di Montalcino (três diferentes rótulos), além de Rosso e dois diferentes rótulos de super toscanos.

Estrada de acesso a vinícola

Estrada de acesso a vinícola

Com altitute média de 450 metros acima do nível do mar, a vinícola possui uns dos vinhedos mais altos da área demarcada para produção de Brunello, o que confere aos seus vinhos bastante tipicidade. Dos 200 ha que possui, apenas as áreas mais adequadas são plantadas com vinhedos e contabilizam 32,5 ha, dos quais a grande maioria (30 ha) é de Sangiovese. Sendo os 2,5 ha restantes dedicados ao plantio das variedades Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.

A moderna adega da vinícola

A moderna adega da vinícola

A Poggio Antico permanece aberta a visitação durante todo o ano, das 10:00 às 18:00 horas, inclusive em sábados, domingos e feriados. A visitação à vinícola é gratuita, já a degustação é cobrada e as taxas variam entre 15 e 25 euros, de acordo com a quantidade e os vinhos provados. É desejável agendar a visita com antecedência.

Tradicionais tonéis de carvalho esloveno.

Tradicionais tonéis de carvalho esloveno.

Quanto aos vinhos, provamos o seguinte:

1407924466

Poggio Antico Rosso di Montalcino 2012: a vinícola produz seu Rosso com as mesmas uvas que usa em seus Brunello (exceto para o Riserva), sendo a diferença entre eles o tempo de envelhecimento. Esse Rosso permaneceu por um ano em tonéis de carvalho francês e mais pelo menos 4 meses em garrafa. Na taça apresentou cor vermelho rubi, com aromas lembrando cereja, framboesa, pimenta e baunilha. Na boca era um Rosso com mais estrutura que a média, equilibrado, com deliciosa acidez, médio corpo e taninos macios. Persistência muito boa.

1407924377

Poggio Antico Brunello di Montalcino 2004: para o Brunello, como manda a regulamentação da DOCG, são necessários no mínimo quatro anos de envelhecimento, dos quais esse da Poggio Antico permaneceu três anos em tonéis de carvalho esloveno (como manda a tradição) e um ano em garrafa. Na taça apresentou cor vermelho rubi com leve halo cereja. No nariz era complexo e intenso, lembrando cereja, amora, pimenta, baunilha e um sutil vegetal. Com dez anos, na boca já estava macio, elegante e equilibrado. Persistência longa. Ainda com bastante estrutura, tem corpo, acidez e taninos para continuar evoluindo na garrafa por mais alguns anos.

1407924388

Poggio Antico Altero Brunello di Montalcino 2004: a diferença desse vinho para o anterior é o envelhecimento. Nesse são dois anos em barris de carvalho francês e dois anos em garrafa. Na taça apresentou cor vermelho rubi com leve halo cereja. No nariz era complexo e lembrava cereja, pimenta do reino, canela e leve mentolado. Na boca apresentou maciez e equilíbrio semelhantes aos do vinho anterior, com um pouco mais de estrutura, principalmente corpo e taninos. Persistência longa. Um Brunello de estilo mais moderno que o anterior, com mais estrutura (e mais amadeirado), bem como, no meu gosto, menos charmoso.

1407924448

Poggio Antico Brunello di Montalcino Riserva 2003: segundo a regulamentação da DOCG, para um Brunello receber a denominação Riserva ele tem que ser envelhecido por pelo menos um ano a mais que o Brunello padrão, ou seja, cinco anos. Esse aqui, só produzido em safras excepcionais e com uvas de vinhedos mais antigos e localizados em altitudes mais baixas, estagia por um ano em barris de carvalho francês, depois dois anos e meio em toneis de carvalho esloveno e por fim um ano e meio em garrafa. Na taça tinha cor vermelho rubi profunda, com evidente halo vermelho cereja. No nariz era bastante intenso e complexo, lembrando amora, uva passa, pimenta do reino, tabaco e cedro. Na boca tinha estrutura, era encorpado, macio, com ótima acidez e deliciosos taninos. Persistência bem longa. Embora mais encorpado, me pareceu mais pronto que os dois anteriores, creio que pela diferença entre safras.

1407924404

Poggio Antico Lemartine 2011: um super toscano elaborado com uvas de vinhedos em Montalcino, corte entre Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot que estagiou por um ano em barris de carvalho francês. Na taça apresentou cor vermelho rubi escuro. No nariz tinha certa complexidade, lembrando ameixa, menta, pimenta do reino e tabaco. Na boca era encorpado, tinha boa acidez e taninos firmes. Boa persistência. Me pareceu muito novo e ainda meio fechado.

1407924416

Poggio Antico Madre 2010: outro super toscano produzido pela vinícola, esse com um corte de Sangiovese e Cabernet Sauvignon, que estagia em tonéis de carvalho francês por 18 meses e pelo menos mais 12 meses em garrafa. Na taça demonstrou cor vermelho rubi escuro. No nariz era complexo, sugerindo amora, café, pimenta do reino e eucalipto. Na boca era potente e macio, encorpado, com boa acidez, taninos intensos e agradáveis. Persistência longa. Com certeza se beneficiará de mais uns anos em garrafa.

Sala de degustação (Wine Shop)

Sala de degustação (Wine Shop)

Na Poggio Antico provamos uns dos melhores Brunello que bebemos durante a viagem (destaque para o Riserva 2003), além de ser a única vinícola que vi produzir Brunello tanto no estilo moderno, quanto no estilo tradicional. E ambos muito bons! Isso sem mencionar a belíssima paisagem da vinícola!

Após a visita a vinícola e degustação, vale muito a pena almoçar ou jantar no belo e delicioso restaurante da vinícola.

OBS: A importadora Vinea traz os vinhos da Poggio Antico para o Brasil.

Bela paisagem da vinícola (vista do restaurante)

Bela paisagem da vinícola (vista do restaurante)

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo da visita:

Vinícola: Poggio Antico

Localização: Montalcino, Toscana, Itália

Data da visita: 13/08/2014

Com quem: Patrícia

Preço da degustação: 25 euros (nos permitiram dividir uma para duas pessoas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s