Início » País de origem » Brasil » Degustação de vinhos da Cattacini

Degustação de vinhos da Cattacini

Cattacini

Semana passada estive em uma degustação de vinhos brasileiros da Cattacini, na loja Mondovino, aqui no Recreio dos Bandeirantes.

A Cattacini não possui vinhedos, nem vinícola, elaborando seus vinhos através de parcerias com produtores criteriosamente selecionados. Os vinhos que integram o portfólio da Cattacini foram idealizados e elaborados sob os cuidados de Luiz Carlos Gelli, responsável pelo empreendimento e definido por Rogerio Dardeau como um négociant de vinhos brasileiros. Hoje são produzidos pela Cattacini 7 vinhos de diferentes castas, estilos e regiões produtoras do Brasil.

Durante o evento os vinhos foram apresentados pelo próprio Luiz Carlos Gelli. Provamos cinco dos sete vinhos que ele produz, escrevo minhas impressões sobre eles abaixo:

1403826854

Cattacini Espumante Extra Brut 2011: espumante elaborado pelo método tradicional em parceria com a vinícola Miolo e a partir das uvas Chardonnay (50%) e Pinot Noir (50%), provenientes do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul. Na taça tinha cor amarelo pálido com borbulhas pequenas e de média intensidade. No nariz lembrava abacaxi, maçã, frutas cítricas e levedura. Na boca era cremoso, um pouco pesado, mas mantendo o frescor com ótima acidez. Era bem seco e apresentou um leve amargor no fundo de boca, que me incomodou um pouco. Persistência era boa. A acidez chamava comida, acredito que deva melhorar bastante acompanhando uma refeição.

1403828161

Cattacini Quíron Chardonnay 2013: vinho branco produzido em conjunto com a Vinícola Santa Augusta a partir das uvas Chardonnay (85%)  e Sauvignon Blanc (15%) provenientes do Vale do Contestado em Santa Catarina. Parte do vinho fermentou e estagiou por 4 meses em barris de carvalho. Apresentou cor amarelo dourado. Já no nariz se mostrou diferente e interessante, com aromas complexos e intensos que sugeriam tangerina, lichia, mel e algo floral. Na boca era encorpado e untuoso, com acidez adequada e madeira um pouco em excesso. Boa persistência.

1403829085

Cattacini Peverella 2012: vinho branco elaborado com a casta Peverella em parceria com a vinícola Salvati & Sirena localizada no Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul. Passou por um estágio rápido de 1 mês e meio em barrica de carvalho francês. Cor amarelo palha, com aromas lembrando melão, frutas cítricas, pimenta branca e leve baunilha. Na boca tinha médio corpo, bom equilíbrio e gostosa acidez, dando um toque apimentado no paladar. Tinha um leve amargor que não incomodava. Mais um vinho diferente e interessante.

1403829754

Clos Cattacini Gewurztraminer 2012: vinho branco elaborado em Flores da Cunha (IP Altos Montes), Rio Grande do Sul, pela vinícola Luiz Argenta. Passou 4 meses e meio em barricas de carvalho francês de segundo uso. Apresentou bela cor amarelo palha. O nariz era bem intenso e complexo, sugerindo maracujá, lichia, pimenta branca, capim limão e um toque floral. Na boca tinha bom equilíbrio e intensidade, com médio corpo e ótima acidez. Paladar seco, mas com interessante sensação de leve adocicado. Madeira muito bem dosada e persistência boa. Vinho bastante interessante e diferente.

1403831236

Cattacini Merlot 2009: o único tinto da prova, um Merlot (95%) com leve toque de Cabernet Sauvignon (5%) elaborado em parceria com a vinícola Miolo a partir de uvas provenientes do Vale dos Vinhedos. Passou seis meses em barris novos de carvalho francês. Na taça demonstrou cor vermelho rubi. No nariz lembrava ameixa, pimenta do reino, toque tostado e algo vegetal. Na boca tinha forte acidez, que pedia comida, pensei logo em uma pizza, já que o vinho tinha médio corpo e taninos bem finos. Diferente e interessante estilo de Merlot nacional, achei o preço um pouco alto, mas vale a pena provar.

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do evento:

Nome: Degustação de vinhos da Cattacini

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Mondovino

Data (horário): 26/06/14 (as 20:00 horas)

Com quem: Patrícia.

Preço: R$ 20,00.

Anúncios

Um pensamento sobre “Degustação de vinhos da Cattacini

  1. Pingback: Clos Cattacini Gewurztraminer 2012 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s