Início » País de origem » França » #CBE: La Chablisienne Côte de Lechet Chablis 1er Cru 2011

#CBE: La Chablisienne Côte de Lechet Chablis 1er Cru 2011

La Chablisienne

Dia primeiro é dia de post para a Confraria Brasileira dos Enoblogs (CBE)! Esse mês o tema foi escolhido pelo colega Marcello Galvão, do blog Agenda de Vinhos. Marcello nos fez correr atrás de um Chablis de qualquer valor e classificação.

Considerando o valor médio dos vinhos de Chablis aqui no Brasil, resolvi combinar com a Juliana, do blog Vou de Vinho, de fazermos uma convocação aos confrades da CBE residentes aqui no Rio de Janeiro para provarmos o vinho juntos e dividirmos despesas. Como resultado eu, Juliana, o Marcello (o mesmo que sugeriu o tema) e sua esposa Luciana marcamos de ir na loja Olivier Bebidas da CADEG para bebermos o vinho.

Para a escolha, como estávamos dividindo as despesas, buscamos um Premier Cru, por acreditar que, de modo geral, esses tendem a ser melhores que os Chablis da Appellation geral e não tão caros como os Grand Cru. Achamos esse La Chablisienne Côte de Lechet por R$ 100,00 e fechamos, acreditando que seria um bom custo benefício.

Como de costume, vou compilar os posts de todos os outros colegas, dessa forma deixarei para escrever sobre Chablis nessa ocasião. No meu post farei um resumo do que pude ler sobre o climat do vinho que escolhemos.

Côte de Lechet cobre uma área de 50 ha na margem esquerda do vale do Rio Serein, consistindo em uma ingrime encosta voltada para vertente sul – sudeste, com uma floresta no topo. Enquanto a maioria dos Premier Cru e todos os Grand Cru de Chablis se localizam do lado direito do vale, exposto ao mais forte sol da tarde, Cotê de Lechet, localizado do lado esquerdo, fica exposto ao menos intenso sol da manhã, como resultado os vinhos de lá tendem a ser mais ácidos e leves que os do outro lado do vale.

Quanto ao vinho:

Na taça apresentou límpida e transparente cor amarelo palha.

No nariz era elegante e possuía certa complexidade, lembrando abacaxi, lima, cedro e um toque de mel.

Com quase três anos “de idade”, na boca esse Chablis se apresentou bem redondinho e elegante, com médio corpo e boa acidez, mantendo um frescor razoável.  No paladar era cítrico (lima) e bem mineral. A persistência era boa.

Considerando o que eu conheço da oferta de Chablis aqui no Brasil e dos preços que os mesmos alcançam, acredito que escolhemos bem, pode-se considerar que o vinho tinha bom custo benefício em relação a outros Chablis existentes no mercado. Valeu a experiência. Agora, se considerarmos a oferta geral de brancos no mercado… Escolheria diversos outros vinhos para gastar 100 reais antes de escolher esse daqui.

Resumo do vinho:

Nome: La Chablisienne Côte de Lechet Premier Cru 2011

Vinícola: La Chabisienne

Região: Chablis, Borgonha, França

Teor alcoólico: 12,5%

Safra: 2011

Uva: Chardonnay

Preço: R$ 100,00

Comprado em (mês/ano): Olivier Bebidas (06/14)

Importador: Interfood

Bebido com (data): Juliana, Marcello e Luciana (25/05/2014)

Nota: 3,5 em 5 pontos.

Anúncios

Um pensamento sobre “#CBE: La Chablisienne Côte de Lechet Chablis 1er Cru 2011

  1. Pingback: Confira aqui! Boas dicas de Chablis! | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s