Início » País de origem » Brasil » Duas safras do Villaggio Bassetti Montepioli

Duas safras do Villaggio Bassetti Montepioli

1394151118

Depois de uma certa pilha minha, o encontro com Produtor e enólogo na ExpoVinis e principalmente graças a qualidade, Cesar e Rogerio da Mondovino estão com os vinhos da Villaggio Bassetti na loja, sendo a única loja física onde esses vinhos podem ser encontrados aqui no Rio de Janeiro. Como já estava prometido, levei para provarmos na Mondovino as duas safras do Montepioli que comprei na vinícola, quando a visitei no início do ano (confira comentário aqui). Os vinhos estavam assim:

Villaggio Bassetti Montepioli 2010: apresentou cor vermelho rubi, límpido e de pouca transparência. No nariz tinha certa complexidade e lembrava ameixa, amora, café, tostado e pimenta do reino (vegetal). Na boca tinha bom equilíbrio, médio corpo a encorpado, ótima acidez, taninos finos e de boa presença. Paladar frutado, com algo vegetal e leve tostado. Persistência boa.

Villaggio Bassetti Montepioli 2011:  cor vermelho rubi escuro, límpido e de pouca transparência. No nariz tinha bastante fruta, lembrava amora, ameixa, baunilha, leve toque vegetal e tostado. Na boca tinha bastante estrutura e ainda estava um pouco duro, era de médio corpo a encorpado, com forte e gostosa acidez e taninos robustos. Paladar bastante frutado, com algo de especiarias. Persistência muito boa.

Cabe disser que ambos os vinhos são corte entre Cabernet Sauvignon e Merlot e permaneceram cerca de 13 meses envelhecendo em barricas de carvalho francês.

Comparação entre safras: o 2010 tem aromas mais complexos e na boca ele é mais equilibrado, está mais pronto para beber. Mais fruta, concentração e estrutura para o 2011, um vinho que demonstra estar bem mais jovem que o anterior e que eu arriscaria dizer que terá maior potencial de envelhecimento.

Gostei mais do 2011, embora definitivamente não esteja pronto, precisa ficar mais um tempinho na garrafa, acho que ele tem mais potencial que o 2010. Dentre os presentes houveram pessoas que preferiram a safra 2010 e também aqueles que, assim como eu, ficaram com a 2011. Dois belos vinhos, a preferência é questão de gosto mesmo.

Assim como observei quando provei duas safras do Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc (confira aqui), as duas safras do Montepioli resultaram em vinhos diferentes, mas que demonstram uma mesma linha de Cabernet / Merlot com estilo bem velho mundo, não são macios, nem rústicos demais e melhoram se bebidos acompanhando comida. O Montepioli é um belo vinho nacional, tem caráter próprio e consiste em uma ótima opção de compra em torno de R$ 60,00.

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do vinho:

Nome: Villaggio Bassetti Montepioli

Vinícola: Villaggio Bassetti

Região: São Joaquim, Serra Catarinense

Teor alcoólico: 13%

Safra: 2010 / 2011

Uva: Cabernet Sauvignon e Merlot

Preço: ambos R$ 56,00

Comprado em (mês/ano): (03/14)

Bebido com (data): Patrícia, Cesar, Rogerio e Anderson (22/05/2014)

Nota: ambos 4 em 5 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s