Início » Tipo de post » Evento » Grande Prova de Vinhos Portugueses

Grande Prova de Vinhos Portugueses

Fenadegas

Pelo que observo através de eventos em que participo e também pela mídia, eu diria que Portugal é o país que investe mais forte para entrar com seus vinhos no mercado brasileiro, basta conferir aqui no blog quantos dos eventos que fui esse ano eram sobre vinhos portugueses.

Não é a toa, pois Portugal possui importantes regiões produtores de vinhos de norte a sul e com estilos muito variados, de forma que os vinhos de lá podem, de acordo com a região, método de elaboração, etc, agradar aos mais diferentes gostos. Além disso, falamos o mesmo idioma e temos forte identidade cultural, graças a nossa colonização portuguesa e a quantidade de imigrantes que vieram de Portugal para o Brasil no curso da história.

Por mim, devo dizer que cada vez me surpreendo mais com os vinhos de Portugal, quanto mais vou conhecendo, mais surgem boas surpresas.

Esse evento que abordo agora ocorreu no dia 28/04/2014, no Hotel Pestana, Copacabana, Rio de Janeiro. Foi organizado pela FENADEGAS (Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal) em parceria com a Vinhos de Portugal. A FENADEGAS é uma entidade que representa um grupo de adegas cooperativas das diferentes regiões produtoras de Portugal, as quais juntas produzem aproximadamente 110 milhões de litros de vinho por ano, respondendo por algo em torno de 20% da produção total de vinhos em Portugal. Sendo assim, havia uma amostra bem variada e de diferentes regiões no evento, de tudo que provei destaco os seguintes vinhos:

1398716802

Marquês de Marialva Blanc de Noir 2011: espumante elaborado na região da Bairrada apenas com a casta tinta Baga. Tinha cor amarelo palha com bom perlage. No nariz havia certa complexidade, lembrava pêssego, frutas cítricas, fermento e algo mineral. Na boca era cremoso e bem mineral , tendo forte e gostosa acidez que proporcionava excelente frescor. Muito bom espumante.

1398713822

Pegões Fontanário Palmela Branco 2013: vinho branco produzido a partir da casta Fernão Pires na Península de Setúbal. Apresentou cor amarelo pálido, com aromas cítrico, que também lembravam maçã e pera. Na boca era leve e refrescante, com boa presença e certa mineralidade. Um bom vinho para o dia a dia simples, fácil e agradável.

1398714334

Via Latina Alvarinho 2013: branco varietal de Alvarinho produzido na região dos vinhos verdes. Na taça era amarelo palha, com nariz sugerindo melão, maçã, frutas cítricas e algo floral. Na boca era equilibrado, tinha médio corpo, boa acidez e gostosa mineralidade. Custando em torno de R$ 50,00 é de ótimo custo benefício.

1398715891

Marquês de Marialva Arinto Reserva 2013: branco varietal da uva Arinto produzido na região da Bairrada e com breve estágio em carvalho. Apresentou cor amarelo pálido, com aromas cítricos, minerais e leve pimenta branca. Na boca era diferente do que eu esperava um Arinto, tinha boa maciez, equilíbrio e frescor. A acidez era na medida, fugindo da característica de forte acidez dos vinhos feitos com essa uva.

1398718422

Favaios Moscatel do Douro Reserva: vinho licoroso com estágio em torno de 7 anos em pipas de carvalho. Apresentou em taça bela cor âmbar e nariz complexo que lembrava caramelo, tostado, tabaco e doce de laranja. Na boca tinha bom volume e equilíbrio, com acidez ainda bem presente e conferindo certo frescor, apesar do longo tempo de envelhecimento. Um ótimo e agradável aperitivo.

1398718440

Favaios Moscatel do Douro 10 anos: mais um Moscatel do Douro, só que esse com estágio de 10 anos em pipas de carvalho. Na taça aquela característica e bela cor âmbar um tanto mais escura. No nariz boa complexidade, sugerindo tabaco, tostado, algo cítrico e melaço. Na boca era muito envolvente e equilibrado, era perceptível um leve oxidado bem interessante, a acidez era gostosa e em bela harmonia com a doçura. Ótimo vinho!

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do evento:

Nome: Grande Prova de Vinhos Portugueses

Local: Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Fenadegas e Vinhos de Portugal

Data (horário): 28/04/14 (das 16:00 às 21:00 horas)

Com quem: Patrícia.

Preço: o evento era gratuito e os convites deveriam ser solicitados previamente por e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s