Início » País de origem » Brasil » Sobre a ExpoVinis

Sobre a ExpoVinis

ExpoVinis

Visitei ontem a ExpoVinis e considerando que o evento ainda estará ocorrendo hoje (já iniciado no momento em que escrevo esse post) e amanhã, resolvi fazer meus comentários em formato de dicas aos leitores. Também não vou me estender muito devido a limitação de tempo, vi e provei muita coisa interessante lá, seria difícil comentar em um só post (talvez eu escreva outro mais tarde com mais calma).

Dentre tudo que provei durante o evento vou destacar cinco expositores. Gostaria de dizer que há bastante coisa boa na feira, diria também que há muitos mais vinhos e produtores imperdíveis, destaquei esses cinco, pois foram os que me chamaram mais atenção:

Cavino (Peloponeso, Grécia): gostei de todos os vinhos que provei por lá, dos mais básicos aos mais elaborados. Há um tempo atrás a importadora / clube de vinhos Winelands trouxe os vinhos da Cavino em uma de suas seleções mensais, hoje a vinícola se encontra sem importador no Brasil.

1398184143

Dentre os brancos destaco o Atelier White corte entre a uva local Lagorthi (45%) e Riesling (55%) plantadas nas Montanhas de Egialia, região do Peloponeso que fica próximo a Patras. Que apresentou bela cor amarelo palha com aromas frescos e agradáveis sugerindo pera, melão, algo mineral e um certo floral. Na boca tinha bom corpo, ótima acidez e gostosa mineralidade. Um vinho refrescante, bem agradável e diferente.

1398184993

Entre os tintos era incrível o Mega Spileo Red, corte entre Mavrodafne (60%), geralmente utilizada na produção de vinhos fortificados e a raríssima Black of Kalavryta ou Mavro Kalavrytino (40%) existente somente nas Montanhas da região de Achaia no Peloponeso. O vinho era vermelho rubi com aromas bastante complexos que lembravam cereja, baunilha, cedro, pimenta, vegetal e um leve floral. Na boca tinha estrutura, com bom corpo, ótima acidez e taninos bem presentes, em um conjunto de certa maciez. Um vinho bastante diferente e interessante.

Puklavec & Friends (Ljutomer- Ormoz, Eslovênia): mais uma vez todos os vinhos aqui eram interessante, ótimos brancos de uma região da Eslovênia fronteiriça a Croácia e Hungria. A vinícola ainda não tem importador no Brasil e seus brancos frescos e aromáticos se encaixam muito bem em nosso clima.

1398186400

Destaco o Sauvignon Blanc – Furmint com ótimos e intensos aromas de fruta do conde (não é viagem) e florais, sendo leve e refrescante na boca, com boa acidez e deliciosa mineralidade. E também o Gomila Sauvignon Blanc, com intensos aromas que lembravam frutas cítricas, maracujá, folhas de tomateiro e leve floral, com intensa acidez na boca e médio corpo, conjunto elegante e de boa refrescância.

1398186357

Dom Caudron (Champagne, França): ótimos Champagne de uma casa especializada na menos badalada Pinot Meunier, que realmente me pareceu proporcionar um Champagne bem cremoso e refrescante. Ainda sem importador no Brasil é uma vinícola bastante digna de atenção de quem passar pela feira.

1398188346

Todos os Champagne que provamos aqui mereciam destaque, em especial, ambos elaborados com 100% de Pinot Meunier, o Cuvée Vieilles Vignes, com seu belo perlage, aromas sugerindo frutas cítricas, côco queimado e leveduras, com bastante cremosidade, equilíbrio e refrescância em boca, e o Cuvée Cornalyne, 50% maturado em carvalho, que apresentou perlage fino e intenso, aromas complexos lembrando frutas cítricas, cedro, baunilha e fermento e que na boca era ainda mais cremoso e encorpado, com sua ótima acidez mantendo excelente equilíbrio e frescor.

1398188826

Azienda Agrícola Brezza (Piemonte, Itália): na feira há um stand só de produtores do Piemonte. Dolcetto, Nebbiolo, Barbera e por fim, Barolo todos os vinhos da Brezza estiveram entre os melhores que provei nesse stand. Esses vinhos também estão sem importadores no Brasil.

1398207857

Destaque especial vai para o Barolo Cannubi 2009, com bela cor vermelho cereja clarinho e aromas amplos e difíceis de descrever nos quais creio ter percebido cereja, algo floral, canela e algo de pimenta. Na boca tinha boa presença, com forte e deliciosa acidez e taninos bem firmes, já agradáveis de certa forma, mas que precisarão de tempo em garrafa para lhes tornar mais macios, mesmo assim já é um ótimo prazer beber um vinho desses.

Villaggio Bassetti (Serra Catarinense, Brasil): mais uma vez comento aqui no blog sobre o Villaggio Bassetti, não é a toa, os vinhos deles merecem reconhecimento. Em visita ao estande pode-se conhecer todos os interessantes vinhos produzidos por eles, vale muito a pena passar lá.

1398201949

Ontem provei dois vinhos deles que eu ainda não conhecia o Dona Enny Sauvignon Blanc 2013, com sua bela cor amarelo palha e seus aromas lembrando tangerina, pera, baunilha e um gostoso vegetal, que na boca apresenta untuosidade inimaginável para um Sauvignon Blanc, além de ótimo frescor e equilíbrio, prova de que dá pra combinar Sauvignon Blanc e madeira. E o outro foi o Primiero 2009, vinho rubi profundo, cor que já sugeria a potência que ele tem no nariz, que me lembrou ameixa, amora, café, chocolate e algo vegetal, e na boca onde era encorpado, com ótima acidez e taninos fortes e agradáveis.

1398202840

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do evento:

Nome: ExpoVinis 2014

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Organização: Comexposium, BTS Informa e Sial Group

Data (horário): 22/04/14 (das 13:00 às 21:00 horas)

Com quem: Cesar

Preço: ingressos entre 40 e 80 reais (para o blog foi concedida gratuidade)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sobre a ExpoVinis

  1. Pingback: Ainda sobre a ExpoVinis – Produtores sem importador | Contando Vinhos

  2. Pingback: Puklavec & Friends Sauvignon Blanc & Pinot Grigio 2013 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s