Início » País de origem » Espanha » Mini vertical: Valsacro 1999 e 2000

Mini vertical: Valsacro 1999 e 2000

Na mesma noite em que bebemos o Ixsir Grande Reserve Blanc 2012, bebemos também outros vinhos. Estávamos na Mondovino, eu, Cesar, Rogério e Dardeau e com tempo outros foram chegando e se unindo a nós nessa memorável noite de ótimos vinhos! Na verdade eu levei dois brancos, um de Santa Catarina (comento em breve) e o Ixsir, esperando que a noite fosse contemplar somente um deles, talvez os dois. Como avisei com antecedência que estava indo lá, já havia um tinto no decanter esperando seu tempo de ser bebido. Como o encontro foi evoluindo, outras garrafas foram sendo abertas e o Rogério nos presenteou com essas magníficas surpresas:

1395966595

Valsacro Rioja 1999: na taça tinha bela cor vermelho cereja, era bem límpido e transparente. No nariz era intenso e bem complexo, com bastante especiarias, dentre os aromas que consegui descrever me lembrou cereja, canela, fumo, café e noz moscada. Na boca tinha um inacreditável equilíbrio, que deixava o vinho bem prazeroso e fácil de beber. Tinha médio corpo, deliciosa acidez e taninos muito finos e macios. Incrível evolução na taça e persistência longa.

1395969076

Valsacro Rioja 2000: incrivelmente diferente do anterior, mais escuro se apresentou vermelho rubi com belo brilho. No nariz mais uma vez intensidade e complexidade, lembrava cereja, canela, chocolate e um gostoso vegetal (viagem: eu diria de pé de tomate). Na boca também tinha um ótimo equilíbrio, tinha um pouco mais de corpo e intensidade que o anterior, com acidez também muito gostosa e taninos muito macios. Evolução na taça novamente incrível e persistência longa.

Os dois vinhos foram servidos às cegas, o primeiro matei que era um Tempranillo espanhol, só não botei certeza que era da Rioja. O segundo me pegou, achei que fosse um português do Douro evoluído, a cor não tava batendo com Rioja, mas o resto tava, me enganou. Me espantei muito quando fiquei sabendo que era o mesmo vinho de uma safra diferente, os dois tinham suas semelhanças de estilo, mas o impressionante foi como eram diferentes.

Fui até ler sobre como foi o clima na Rioja nesses dois anos. Segundo informações da revista Decanter (links: 1999 e 2000), 1999 foi um ano difícil com geadas no inverno que prejudicaram a floração, reduzindo a produção dos vinhedos. O verão proporcionou às uvas boa maturação e durante a colheita o tempo foi ligeiramente chuvoso, diminuindo a qualidade das uvas e podendo ter forçado produtores a adiantar a colheita. Já 2000 foi um ano com clima muito chuvoso durante a fase vegetativa até a floração da parreira e com muito calor em agosto. Contudo a maturação das uvas foi lenta, o que levou a colheita a começar já no final de setembro, início do período de chuvas, e fora das condições ideais.

As duas foram consideradas pelos especialistas como safras apenas razoáveis, o que não mudou em nada minha visão sobre ambos os vinhos provados, que estavam excelentes. O 1999 era mais complexo, elegante e macio, mais prazeroso de ser bebido. Já o 2000 tinha mais cor, mais corpo e era mais vegetal. Interessante é que ambos, com certeza, ainda tinham estrutura para continuar evoluindo em garrafa. Rioja é brabo! Os vinhos da região cada vez mais me conquistam.

Incrível como é difícil estimar a idade de um bom Rioja, percebia-se facilmente que se tratavam de dois vinhos evoluídos, mas se tinham 8, 10 ou 15 anos eu não me arriscaria a dizer.

Rogério muito obrigado por compartilhar os vinhos, ambos estavam incríveis! Fora isso a bela companhia e o ótimo papo tornaram a noite memorável!

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do vinho:

Nome: Valsacro (agora Vinsacro)

Vinícola: Família Escudero

Região: Rioja, Espanha

Teor alcoólico: ambas as safras tinham 13,5%

Safra: 1999 e 2000

Uva: Tempranillo, Mazuelo, Garnacha (ambos)

Preço: não sei

Comprado em (mês/ano): não sei

Importador: não sei

Bebido com (data): Rogério, Cesar, Dardeau e outros (para não arriscar esquecer os nomes) (28/03/2014)

Nota: 5 em 5 pontos para ambos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s