Início » País de origem » Líbano » Chateau Ksara Reserve du Couvent 2010

Chateau Ksara Reserve du Couvent 2010

1395443866

Sábado passado decretei que voltaria a beber, nem que fosse um pouquinho. Fomos eu e Patrícia jantar aproveitando a Restaurant Week carioca, pedimos um prato de cordeiro e na carta de vinhos vi esse Chateau Ksara. Nada melhor para voltar a beber (pelo menos para mim) que a combinação tinto libanês e cordeiro.

O Chateau Ksara pode ser considerado a vinícola mais antiga do Líbano, fundada em 1857 por monges jesuítas, sendo também o maior produtor de vinhos do país, com 300 ha de vinhedos e produção de mais de 2 milhões de garrafas por ano. A vinícola recebe mais de 40.000 visitantes por ano e possui como grande atração sua cave subterrânea, um complexo de 6 túneis, com mais de 2 km de extensão total, que acredita-se ter sido construído pelos romanos há 2000 anos atrás. Visitei a vinícola quando estive no Líbano em 2010 e vale o passeio.

O Reserve du Couvent é um corte entre Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc, com maturação de 12 meses, parte em carvalho e parte em tanques. Curiosamente é o vinho mais vendido dentro do Líbano, creio eu que por ter um estilo que o povo de lá curte, ácido e tânico. Já bebi algumas safras dele, essa 2010 me pareceu assim:

Na taça cor vermelho rubi claro, límpido e transparente.

No nariz era interessante, sugerindo ameixa, baunilha, pimenta e leve defumado.

Na boca tinha médio corpo, gostosa acidez e taninos fortes, mas de certa forma agradáveis. Madeira e álcool muito bem integrados. Deixava uma ótima sensação apimentada na boca, sendo também frutado. Tinha boa persistência e apresentou interessante evolução na taça.

Um vinho exótico e interessante, não preza pelo equilíbrio ou maciez, tem seu estilo e vai muito bem com comida. Ficou ótimo com o cordeiro que comemos, a acidez e os taninos deram uma quebrada na gordura e sabor forte da carne. Na faixa de preço dele há vinhos melhores, o diferencial deste é o estilo.

Outros blog que andaram bebendo esse vinho (safra): Per Bacco (2005 e 2009); Vivinho (2003 e 2004); e Blog do Jeriel (vertical das safras 2003, 2004, 2005 e 2009).

Siga o blog no FacebookTwitterGoogle+ ou Tumbrl.

Resumo do vinho:

Nome: Chateau Ksara Reserve du Couvent

Vinícola: Chateau Ksara

Região: Vale de Beeka

Teor alcoólico: 13%

Safra: 2010

Uva: Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc

Preço: R$ 43,00 (meia garrafa)

Comprado em (mês/ano): Salitre (restaurante)

Importador: Interfood

Bebido com (data): Patrícia (21/03/2013)

Nota: 3,5 em 5 pontos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Chateau Ksara Reserve du Couvent 2010

  1. Gosto deste vinho pelo fato dele ter muita personalidade.
    Gostaria de ressaltar que a percepção gustativa do aspecto frutado é única, imagino eu que deva ser por conta do clima, solo e outros aspectos da região desertica, que provavelmente indentificam este vinho em relação aos vinhos de outras regiões geograficas.

  2. Cid,

    Concordo contigo, é um vinho bem diferente do padrão mesmo, diferente até de outros vinhos libaneses por buscar ter um estilo mais leve e jovial.
    Atribuo a peculiaridade desse vinho principalmente ao clima e solo do Vale do Bekaa, sem desmerecer também a vinificação do Ksara.

    Só para esclarecer, o Vale do Bekaa, embora tenha um clima Mediterrâneo bastante particular, não é considerado uma região desértica, aliás no Líbano todo o clima mais seco que se tem é o semi-árido no extremo norte do Vale do Bekaa.
    O Vale do Bekaa é desde a antiguidade a principal área agrícola do país dos Cedros, localiza-se a uma altitude média de 1.000 metros em relação ao nível do mar, grande extensão de solos férteis, invernos frios e úmidos, verões secos e quentes, em torno de 300 dias de sol por ano e água proveniente do degelo das cordilheiras do Monte Líbano e Anti-Líbano (em menor grau).

    Abraço,
    Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s