Início » País de origem » Brasil » Visita a Vinícola Santa Augusta

Visita a Vinícola Santa Augusta

Santa Augusta

Encerrando as vinícolas que visitamos no Vale do Contestado, no domingo de carnaval, dia 02/03/2014, após o almoço partimos de Treze Tílias para Videira, onde vistamos a Vinícola Santa Augusta.

Entrada na vinícola

Entrada na vinícola

No ano de 2003 os irmãos De Nardi, industriais do setor de plástico e descendentes de imigrantes italianos, devido a paixão pelo vinho decidiram investir na produção da bebida, escolhendo para instalar seus primeiros vinhedos o município de Videira, que além de ter um nome bastante sugestivo, possui tradição na produção de uvas e vinhos de mesa. Ocupados em suas rotinas empresariais destinaram a condução da vinícola a suas filhas, sendo no ano de 2004 plantados os primeiros vinhedos e em 2008 lançados ao mercado os primeiros vinhos. Hoje a Vinícola Santa Augusta é uma das mais bem equipadas do estado, reflexo disso é que muitos (cada vez mais) produtores catarinenses tem vinificado e engarrafado seus vinhos por lá. Além disso a vinícola foi responsável pela produção do primeiro vinho biodinâmico brasileiro, proveniente de seus vinhedos no município de Água Doce.

A estrutura da Vinícola Santa Augusta

A estrutura da Vinícola Santa Augusta

A vinícola é aberta a visitação e os interessados devem entrar em contato por e-mail ou telefone (ambos podem ser encontrados no site da vinícola) para agendar sua visita. A visitação e degustação dos vinhos são gratuitas.

Em nossa visita fomos muito bem recebidos pelo Diretor da vinícola, o simpático Lazzari, que nos mostrou toda a bela propriedade e nos esclareceu sobre o funcionamento da vinícola e sua história. Provamos cinco vinhos da Santa Augusta, os quais descrevo a seguir:

1393789315

Santa Augusta Espumante Brut Branco: interessante espumante elaborado com um inusitado corte de 54% de Cabernet Sauvignon, 30% de Chardonnay e 16% de Merlot, com 13% de teor alcoólico. Na taça tinha perlage bem intenso e cor amarelo esverdeado. O nariz era bem agradável lembrando maçã verde e frutas cítricas. Na boca era leve, com gostosa acidez e cremosidade, bom equilíbrio fechando com um toque mineral. Espumante simples e correto, presa pela leveza e refrescância. Na casa dos 30 reais é um bom custo benefício para um espumante de estilo mais leve.

1393789252

Santa Augusta Moscato Giallo 2012: interessante varietal seco da moscato, com apenas 12,5% de álcool. Tinha cor amarelo pálido, com aromas bastante intensos e agradáveis lembrando mamão, maracujá e flores. Na boca era bem leve, equilibrado e refrescante. Boa acidez. Simples e refrescante! Me agradou o estilo, é o perfeito vinho para acompanhar uma conversa em uma tarde ensolarada ou uma comida leve.

1393787477

Santa Augusta Chardonnay 2013: um varietal de Chardonnay fermentado em barris de carvalho e com 13% de álcool. Na taça tinha uma cor amarelo palha e aromas bem agradáveis e elegantes lembrando abacaxi, pimenta branca e amêndoas. Na boca mantinha a elegância, era untuoso, com bom equilíbrio e gostosa acidez. Madeira em grande harmonia no conjunto. Entre os melhores Chardonnay que provei na viagem, na casa dos 40 reais é com certeza o de melhor custo benefício.

1393787515

Santa Augusta Maestria 2009: um corte de Cabernet Sauvignon com Merlot, com 13% de álcool e estágio de 8 meses em carvalho. Na taça tinha cor vermelho rubi, com nariz agradável lembrando ameixa, pó de café e algo vegetal. Na boca tinha médio corpo, boa acidez e taninos agradáveis, com um amargor no final de boca, o que não me agradou, embora não comprometesse o vinho.

Santa Augusta Espumante Moscatel: (esqueci de tirar a foto) bom espumante elaborado com a Moscato Giallo, com teor alcoólico de 7,5%. Na taça tinha perlage bem intenso e bonito com coloração amarelo esverdeado. No nariz era muito aromático e lembrava mamão, frutas cítricas e notas florais. Na boca era delicado, tinha leve cremosidade, bom equilíbrio, doçura mais leve que o habitual e acidez em harmonia no conjunto. Um moscatel interessante, que prezava mais pela elegância e delicadeza.

Belos vinhedos da Santa Augusta

Belos vinhedos da Santa Augusta

A Santa Augusta está produzindo vinhos muito bons, sendo o primeiro produtor brasileiro a apostar em vinhedos biodinâmicos. O Chardonnay foi um dos melhores que provei na viagem e os espumantes são de excelente custo benefício. Recomendo bastante a visita!

Araucárias e vinhas como se fossem integrantes naturais de uma mesma paisagem.

Araucárias e vinhas como integrantes de uma mesma paisagem.

Resumo da visita:

Vinícola: Vinícola Santa Augusta

Localização: Videira, Santa Catarina, Brasil

Data da visita: 02/03/2014

Com quem: Patrícia

Preço da degustação: degustação gratuita

Anúncios

9 pensamentos sobre “Visita a Vinícola Santa Augusta

  1. Pingback: Santa Augusta Passito de Moscato Giallo 2010 | Contando Vinhos

  2. Pingback: Santa Augusta Sauvignon Blanc 2013 | Contando Vinhos

  3. Boa noite
    Sou muito fã do vinho espumante de vcs o moscatel, na minha opinião foi o melhor vinho espumante que já tomei gostaria muito de adquirir uma caixa para que eu possa saboreá lo com meus amigos. …
    Teria algum lugar aqui em São Paulo onde eu possa estar comprando com um melhor preço? ???
    Sou apreciadora deste produto de vcs… agradeço a atenção..
    Um grande abraço.
    Fabiana Ortega Lopes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s