Início » País de origem » Brasil » A Vinícola Kranz

A Vinícola Kranz

Kranz

No domingo de carnaval, dia 02/03/2014, começamos nosso dia visitando a Vinícola Kranz, localizada na bela e charmosa cidade de Treze Tílias, colônia de imigrantes austríacos.

A vinícola Kranz, com sua arquitetura típica da cidade de Treze Tílias

A Vinícola Kranz

A Vinícola Kranz foi fundada em 2007, a partir da ideia de Walter Melik Kranz, que largou seu cargo de alto executivo na Mercedes-Benz para investir em negócios próprios, dentre eles uma de suas paixões, o vinho. A Kranz não possui vinhedos e produz seus vinhos a partir de uvas compradas de parceiros criteriosamente selecionados, que para isso precisam integrar a ACAVITIS (Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude) e seus vinhedos necessitam ter capacidade de gerar uvas de alto padrão para elaboração de vinhos finos de qualidade. Além disso, a Kranz possui estrutura de ponta em sua vinícola, prova disso é o fato de muitos produtores catarinenses já terem vinificado seus vinhos por lá.

A estrutura da vinícola

A estrutura da vinícola

A vinícola está aberta para visitação geralmente das 09:30 às 12:00 horas. É recomendado que se agende a visita, o que pode ser feito através de e-mail ou telefone que podem ser encontrados no próprio site da vinícola. A visitação é gratuita e para degustação é cobrada uma taxa de 10 reais por pessoa.

A estrutura da vinícola

A estrutura da vinícola

Fomos recebidos na vinícola pela esposa de Walter, a chinesa Ao Ruirong, com quem ele casou enquanto foi executivo da Mercedez-Benz na China. Conhecemos a moderna e bem equipada vinícola e provamos os seguintes vinhos:

Kranz Espumante Rosé Brut 2012: (esqueci de tirar a foto da garrafa) espumante elaborado com a uva Cabernet Sauvignon. Possuía bela coloração rosa salmão, com bom perlage. No nariz era frutado com um leve toque vegetal. Na boca apresentou boa acidez e frescor, era bem seco, com gostosa cremosidade e um leve amargor.

1393768382

Kranz Sauvignon Blanc 2011: varietal bem interessante, já com alguns anos em garrafa demonstrou uma cor amarelo palha e aromas de maracujá, ervas frescas e leve floral. Na boca estava equilibrado, com boa acidez, corpo leve e bom frescor, um vinho bem fácil de beber.

1393768477

Kranz Viognier 2012: mais um varietal, o único que provei da uva Viognier em Santa Catarina, que me fez pensar porque que não plantam mais dessa uva por lá. A cor era amarelo esverdeado, com aromas intensos e delicados de pera, maçã e florais. Na boca era deliciosamente untuoso, equilibrado, com bela acidez e muito frescor. Era bem seco, mas deixava um gosto adocicado que remetia a mel na boca. Um belo vinho, ainda mais considerando o preço, ao redor de R$ 35,00.

1393768745

Kranz Rosé 2011: vinho rosé elaborado a partir da uva Cabernet Sauvignon. Tinha uma cor salmão escuro, com aromas frutados e vegetais. Na boca tinha boa acidez e médio corpo, não prezava tanto pelo frescor, mas não chegava a ser pesado. Não fez muito meu estilo. Talvez fique mais interessante se bebido com comida.

1393768526

Kranz Merlot 2009: varietal de Merlot bastante gostoso e interessante. Na taça tinha coloração rubi intensa, com aromas de alguma complexidade e bem interessantes, lembrando ameixa, chocolate, vegetal e defumado. Na boca era bem macio e equilibrado, com médio corpo, gostosa acidez e taninos macios. Um bom Merlot brasileiro na faixa dos 50 reais.

1393768602

Kranz Cabernet Sauvignon 2009: na minha opinião um dos melhores Cabernets varietais produzidos no Brasil. Na taça era rubi escuro, com aromas complexos e agradáveis lembrando ameixa, tostado, noz moscada e um agradável vegetal. Na boca era bastante macio, com estrutura para envelhecer e ao mesmo tempo já bem prazeroso de ser bebido. Apresentou ótima acidez, bom corpo, equilíbrio e taninos firmes e macios. A safra 2008 era campeã de custo benefício, custava em torno de 50 reais, a 2009 veio ao mercado mais precificada, custando 70 reais, mas tá valendo bastante a pena.

A Vinícola Kranz vale a visita, por seus vinhos, pelo pessoal lá está muito bem preparado para receber visitantes, bem como por sua localização, a cidade de Treze Tílias é bem charmosa, vale a pena dormir lá uma noite ou duas e curtir seu clima pacato e com influências austríacas.

A charmosa igreja de Treze Tílias

A charmosa igreja de Treze Tílias

A praça principal da cidade de Treze Tílias, com a igreja matriz ao fundo

A praça principal da cidade de Treze Tílias, com a igreja ao fundo

A cidade vista de cima durante o pôr do sol

A cidade vista de cima durante o pôr do sol

Resumo da visita:

Vinícola: Vinícola Kranz

Localização: Treze Tílias, Santa Catarina, Brasil

Data da visita: 02/03/2014

Com quem: Patrícia

Preço da degustação: fui concedida gratuidade ao blog (normalmente é cobrado R$ 10,00 pela degustação)

Anúncios

Um pensamento sobre “A Vinícola Kranz

  1. Pingback: Kranz Viognier 2012 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s