Início » País de origem » Brasil » Milantino Merlot 2005

Milantino Merlot 2005

1391218360

Comprei esse vinho há algum tempo no supermercado Makro, me chamou atenção por ser da safra 2005, reputada como uma das melhores que a Serra Gaúcha já teve. Comprei 3 garrafas, bebi uma, guardei as outras duas e esqueci delas! Revirando as garrafas que tenho guardadas aqui em casa achei elas e decidi beber essa.

Na taça era rubi claro, com halo grená bastante visível.

O nariz tinha certa complexidade e me lembrava cereja, ameixa, chocolate, tabaco, um leve vegetal e aquele álcool perceptível característico da Merlot, que não incomodava.

Na boca estava bem macio, ainda tinha boa acidez e os taninos bem finos. Já não tinha mais estrutura, faltava corpo na boca, onde o tempo foi menos generoso que no nariz. O paladar remetia as notas do nariz. A persistência era boa e a evolução na taça foi bem interessante.

Lembro que a garrafa que bebi antes, acho que há uns dois anos atrás, me pareceu aguentar mais um tempo e não me pareceu nada de especial. Nesse agora o vinho estava bem interessante, já em declínio, mas interessante. Não sei se guardo até ano que vem a outra garrafa que tenho, para bebê-la com 10 anos, ou se abro logo agora.

Interessante é que no site da vinícola essa safra 2005 ainda está sendo comercializada e o vinho tá saindo por R$ 25,00. Por esse preço vale a curiosidade de beber um Merlot brasileiro em idade avançada, o problema é que a vinícola só comercializa a caixa fechada (com 6 garrafas) e como o vinho está em declínio…

Resumo do vinho:

Nome: Milantino Merlot

Vinícola: Milantino

Região: Serra Gaúcha – RS , Brasil

Teor alcoólico: 12,8%

Safra: 2005

Uva: Merlot

Preço: não lembro (foi menos de 30 reais)

Comprado em (mês/ano): Makro (não lembro)

Bebido com (data): Alexandre (31/01/2014)

Nota: 3 em 5 pontos.

Deixe um comentário

