Início » Tipo de post » Evento » Degustação de vinhos “verdes”

Degustação de vinhos “verdes”

Quarta feira passada (05/02/14) o Cesar organizou uma degustação de vinhos brancos elaborados com castas de nome semelhante, comumente confundidas umas com as outras. Não é por acaso que essas variedades são conhecidas por nomes ligados a cor verde, a grande semelhança entre elas é que suas uvas quando maduras apresentam coloração verde e não pendendo para o amarelado como a maioria das variedades brancas.

Durante a degustação o Cesar agrupou os vinhos de forma que pudêssemos degustar castas que geralmente são confundidas e em alguns casos até vistas como sinônimas, mesmo entre especialistas. Bebemos um Verdelho seguido por um Verdejo, depois um Verdicchio seguido por um Verdeca e terminamos com um Vernaccia. Impressionante como os vinhos eram diferentes entre si.

Bebemos o seguinte:

1391640291

Bleasdale Potts’ Catch Verdelho 2009: um interessante Verdelho varietal elaborado na Austrália. Tinha cor amarelo palha e aromas intensos bem vegetais e cítricos. Na boca tinha acidez bastante presente e harmônica, era bem mineral, refrescante e tinha bom corpo. Com características ainda de um branco bem jovem, mesmo considerando que era da safra 2009.

1391640877

José Pariente Cuvée Especial Verdejo 2011: um Verdejo da denominação de Rueda na Espanha, de onde a variedade é natural. Tinha cor amarelo palha um pouco escura, aromas de certa complexidade lembrando abacaxi, cedro, flor de laranjeira e pimenta branca. Na boca era elegante e equilibrado, madeira muito bem integrada, encorpado e com bela acidez. Persistência longa. Depois de respirar algum tempo e um pouco mais quente, ficou mais interessante.

1391641979

Luciano Landi Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico 2012: um Verdicchio da tradicional denominação italiana para essa variedade, Castelli di Jesi, no Marche. Coloração amarela bem clara, com aromas intensos e bem frutados lembrando pera, maçã, banana e cítricas. Na boca era leve e refrescante, com boa acidez e leve doçura, tudo muito bem equilibrado. Um vinho simples e agradável.

1391642993

Terre di Sava Luccarelli Ampelo Verdeca 2010: um Verdeca da Puglia na Itália, que tinha cor amarelo com reflexos dourados, com aromas ligeiramente oxidados de abacaxi em compota e amêndoas. Na boca tinha bom corpo, acidez adequada e açúcar residual perceptível. Vinho diferente, interessante, mas não me agradou muito.

1391644355

Cesani Sanice Vernaccia di San Gimignano 2009: produzido com a Vernaccia na tradicional denominação Toscana de San Gimignano. Tinha cor amarelo palha e aromas bastante simples e discretos, lembrando abacaxi e frutas cítricas. Na boca é que o vinho se mostrava, era bem intenso, encorpado, com ótima acidez, bom frescor e agradável mineralidade. A persistência era longa.

Resumo do evento:

Nome: Degustação de vinhos “verdes”

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Mondovino

Data (horário): 05/02/14 (às 20:00 horas)

Com quem: o pessoal da confraria.

Preço: R$ 80,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s