Início » Tipo de post » Espumante » #CBE: Domaine Sérol Turbullent

#CBE: Domaine Sérol Turbullent

Turbullent

Mais um post meu para a CBE!

O tema desse mês foi escolhido pelo confrade Silvestre do blog Vivendo a Vida e foi “vinho da uva Gamay livre de preço e país”. Logo pensei: “Ixi! Nunca consegui gostar de nada feito com a Gamay”. Resolvi então revirar o mercado e gastar mais um pouco para beber algo interessante.

Acontece que com meu pouco conhecimento sobre a casta não encontrei nada que me empolgasse. Sendo assim pedi ajuda para o amigo Cesar da Mondovino e ele me arranjou por encomenda esse espumante que foi elaborado de forma bem interessante, pelo método ancestral. Esse vinho fermentou em cubas até atingir 6% de álcool, quando foi para a garrafa onde terminou de fermentar até atingir a pressão de 4,5 bar e o teor alcoólico de 8%. Interessante! Isso além de se tratar de uma “apellation” pouco conhecida do Loire, Cotê Roannaise.

Quanto ao vinho em si:

Na taça tinha uma cor rosa clara, com borbulhas pequenas, intensas e persistentes.

Os aromas eram complexos e lembravam jabuticaba (impressionante, a Patrícia é que percebeu, nunca tinha sentido cheiro dessa fruta em vinho nenhum), pitanga, tangerina e leveduras bem de leve.

Na boca era equilibrado, leve e refrescante, com forte e deliciosa acidez em harmonia com o bem presente açúcar residual. Havia um leve amargor no fundo de boca que não incomodava, era até agradável no conjunto do vinho. O paladar era cítrico e repetia as notas do nariz. A persistência era boa.

Nunca havia gostado de nenhum vinho com a uva Gamay, essa foi a primeira vez e o vinho era ótimo! Tudo bem que é algo bem diferente dos vinhos comumente elaborados com a Gamay, mas acredito tá valendo. Mais uma vez a CBE me fez correr atrás, pesquisar, aprender e beber algo bem legal! Gostei muito e achei que valeu o investimento acima do meu teto!

Resumo do vinho:

Nome: Domaine Sérol Turbullent

Vinícola: Domaine Sérol

Região: Cotê Roannaise, Loire, França

Teor alcoólico: 8%

Safra: sem safra

Uva: Gamay

Preço: R$ 107,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (02/14)

Importador: Club du Taste Vin

Bebido com (data): Patrícia (01/02/2014)

Nota: 4 em 5 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s