Início » Tipo de post » Evento » 4º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

4º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

No dia 22 de janeiro de 2014 a partir das 20:00 horas realizamos o 4º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio, o primeiro desse ano. Nosso encontro ocorreu novamente na Loja Mondovino, localizada no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Dessa vez tivemos como tema “vinhos brancos varietais de castas exóticas”. Estiveram presentes seis confrades e a cara de nossa confraria começa a se definir, tendo em vista que todos já haviam participado de pelo menos uma das reuniões anteriores.

Bebemos 4 vinhos (eram cinco garrafas, mas em uma o vinho estava prejudicado). Como registro de nosso encontro, publico um relato dos vinhos que bebemos, dessa vez escrito por mim e com as fotos do Cesar:

Carm Rabigato

Carm Rabigato 2010: é raro encontrar um vinho varietal de Rabigato, uva branca natural de Portugal e muito utilizada em cortes com outras uvas para elaboração de vinhos no Douro e outras regiões do país. Esse foi o primeiro varietal dessa uva que eu bebi, tinha cor amarelo palha, aromas que lembravam frutas cítricas, flores e cedro. Na boca era refrescante e equilibrado, com boa acidez e mineralidade. Vinho fácil de beber e de gostar, no entanto me pareceu um pouco caro para o que oferece.

Simcic Rebula

Simcic Rebula 2010: elaborado com a uva Ribolla Gialla, que na Eslovênia é chamada de Rebula, a qual é natural da região do Friuli-Venezia Giulia e da própria Eslovênia. É muito utilizada na elaboração dos chamados vinhos laranjas. Esse vinho me pareceu bem interessante, com cor amarelo palha e nariz mineral, lembrando também pera, abacaxi e leve floral. Tinha ótima presença na boca, com forte e harmônica acidez, médio corpo, gostosa mineralidade e álcool bem equilibrado. Um branco diferente e interessante, vale além da curiosidade de beber um vinho esloveno.

Peique Godello

Peique Godello Bierzo 2010: a uva Godello é natural do noroeste da Espanha e muito utilizada para produção de vinhos brancos na região de Bierzo. Esse aqui tinha bela cor dourado claro e nariz lembrando amêndoas, nozes e fruta madura. Na boca era amanteigado, encorpado, bem equilibrado, com acidez adequada e álcool bem integrado. Não é meu estilo de branco, mas era um bom vinho.

Lirac Blanc

Chateau Saint Roch Confidentielle Lirac Blanc 2009: esse vinho foi elaborado com a uva Clairette Blanche, variedade natural do sul da França e plantada principalmente no Rhône. Foi a estrela da noite. Na taça tinha cor amarelo palha, aromas elegantes e de certa complexidade que lembravam pera, iogurte e baunilha. Na boca era muito bom, macio e equilibrado, com médio corpo, ótima acidez e boa persistência. Pareceu bem jovem para um vinho com quase cinco anos.

Resumo do evento:

Nome: 4º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Cesar Valle da Mondovino

Data (horário): 22/01/14 (início do encontro às 20:00 horas)

Com quem: Patrícia, Cesar Valle, Luiz Cobra, Pedro Reis e Ana Cristina.

Preço: R$ 112,00 por confrade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s