Início » País de origem » Grécia » Lyrarakis Dafni 2012

Lyrarakis Dafni 2012

Lyrarakis - Dafni

Estou planejando uma viagem para os dias de Carnaval, como não curto as festividades da época, gostaria de fugir daqui do Rio de Janeiro. Marquei de conversar ontem na Mondovino com o Rogerio Dardeau para pegar umas dicas (a viagem certamente será comentada aqui no blog).

Levei esse vinho para bebermos lá, algo que havíamos (eu e Patrícia) comprado em nossa viagem pela Grécia e que já estava prometido ao Cesar da Mondovino. Apresentei o vinho as cegas e não é que o Cesar acertou país, região, uva e até produtor! Vou dar um desconto pois ele já havia bebido esse vinho em outra safra e as características dele são bem marcantes. Além disso ele sabia que eu havia trazido esse vinho de viagem.

Agora devolvendo mérito ao Cesar, a variedade Dafni é natural da Ilha de Creta, tendo esse nome graças aos característicos aromas vegetais (principalmente de folhas de louro) que tem os vinhos elaborados com ela. Dafni em grego significa loureiro ou pé de louro (a planta: Laurus nobilis L.). Acontece que até meados dos anos 1990 essa variedade estava seriamente ameaçada de extinção, sendo salva por esse produtor (Lyrarakis) que recuperou e multiplicou vinhedos dessa variedade. Ou seja, meio bizarro o Cesar ter acertado esse vinho.

Visitamos o Lyrarakis em Creta, meu relato da visita pode ser conferido aqui no blog.

Quanto ao vinho:

Na taça cor amarelo palha, bem límpida e transparente.

No nariz ele se demonstrava bem singular, sendo predominantemente vegetal, lembrando louro, folha de laranjeira e frutas cítricas (laranja).

Na boca também era bastante peculiar, bem seco e equilibrado, possuía médio corpo em harmonia com uma bela acidez e um toque mineral. Um branco refrescante e agradável. O paladar era bem vegetal, também com forte presença de laranja e boa persistência. A evolução na taça foi bem interessante e o vinho melhorou conforme foi ficando mais quente, não era um branco para ser bebido muito gelado.

Conforme o Cesar me fez perceber, se não era um vinhaço por possuir grande estrutura e ou complexidade, era um vinhaço por ser único, bastante agradável e interessante. Chato é que para bebê-lo de novo só indo em Creta ou sei lá que outro lugar do mundo para o qual ele seja exportado.

Interessante que o vinho me pareceu um tanto diferente do que provamos na vinícola. Mesmo assim as características marcantes dele estavam bem presentes.

Resumo do vinho:

Nome: Lyrarakis Dafni

Vinícola: Lyrarakis

Região: Heraklion, Creta, Grécia

Teor alcoólico: 12,5%

Safra: 2012

Uva: Dafni

Preço: 7 €

Comprado em (mês/ano): direto na vinícola (08/13)

Importador: não vem para o Brasil

Bebido com (data): Patrícia, Cesar, Dardeau e Denise (15/01/2013)

Nota: 4 em 5 pontos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Lyrarakis Dafni 2012

  1. Pingback: Vilmar Bettú Tannat / Ancellotta 2007 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s