Início » Tipo de post » Espumante » #CBE: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013

#CBE: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013

1386378554

Ontem tirei o dia para descanso total, por isso adiei para hoje o post desse mês para a CBE. Peço desculpas aos meus confrades virtuais pelo atraso. O tema desse mês foi escolhido pela confrade Alessandra Esteves do blog Dama do Vinho, que propôs aos confrades que escrevessem sobre o espumante que escolheram para brindar o ano novo.

O espumante que eu escolhi já passou aqui pelo blog e com certeza é um dos melhores, mais diferentes e interessantes que já bebi. Me refiro ao Espírito Pacômio, produzido pela Arte da Vinha do Eduardo Zenker. Não vou me aprofundar muito a respeito da elaboração do vinho e sua história, tendo em vista que já fiz isso em meu outro post sobre esse ele.

Assim que bebi esse espumante pela primeira vez fiquei impressionado e corri à Mondovino para comprar mais uma garrafa. Infelizmente todas já haviam sido vendidas, tive que esperar outra remessa para bebê-lo novamente e logo que ela chegou, comprei mais duas garrafas. Interessante nesse vinho é que por ser um produto completamente artesanal, produzido pelo método ancestral (apenas uma fermentação direto na garrafa, não sendo possível muita intervenção no processo de elaboração), fiquei com a impressão de que cada uma das três garrafas que bebi era ligeiramente diferente da outra (principalmente no que diz respeito a presença de gás na bebida).

Durante as celebrações de ano novo a garrafa que bebi me pareceu assim:

Na taça possuía uma bela cor melancia, com borbulhas abundantes, de tamanho médio e bem duradouras.

O nariz desse espumante era maravilhoso! Boa complexidade e intensidade, me lembrando melancia, acerola, mamão, flores, fermento e um leve vegetal.

Na boca era cremoso e tinha uma boa acidez, o que resultava em um espumante com presença e ótimo frescor. Estava muito bem equilibrado, com gás, álcool e todo resto na medida certa. Realmente muito prazeroso bebê-lo! Gostaria de ter mais uma (s) garrafa (s)! Ele apagou todos os espumantes que provei durante a celebração de ano novo, foi de longe o mais diferente, original e interessante!

A data especial, as boas companhias e um belo espumante implicaram em uma melhor experiência! Com certeza essa foi a melhor das três garrafas que bebi desse vinho!

Por fim gostaria de desejar a todos que acompanham o blog e aos meus colegas da CBE um ano de 2014 feliz e repleto de sucesso!

Resumo do vinho:

Nome: Arte da Vinha Espírito Pacômio

Vinícola: Arte da Vinha

Região: Garibaldi, Serra Gaúcha – RS , Brasil

Teor alcoólico: 11,3%

Safra: 2013

Uva: 100% Moscato de Hamburgo

Preço: R$ 64,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (11/13)

Bebido com (data): uma galera (01/01/2014)

Nota: 5 em 5 pontos.

Deixe um comentário

