Início » Tipo de post » Evento » 3º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

3º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

No dia 11 de dezembro de 2013 a partir das 20:00 horas realizamos o 3º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio. Por falta de quorum não tivemos encontro em outubro e por falta de tempo do Cesar (que é quem organiza os encontros) não tivemos em novembro. Em dezembro conseguimos marcar esse para fechar o ano.

Nosso encontro ocorreu novamente na Loja Mondovino, localizada no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Dessa vez tivemos como tema “vinhos brancos varietais” que foram degustados às cegas e a proposta era que os confrades tentassem descobrir a uva de cada um dos vinhos provados. Estiveram presentes seis confrades, a maioria deles já havia participado de uma de nossas outras duas reuniões.

Como registro desse encontro, publico um relato dos vinhos que bebemos, que mais uma vez foi escrito pelo Cesar:

1386803299

François Labet Bourgogne Chardonnay Vieilles Vignes 2010 (Bourgogne/França): Era uma degustação às cegas apenas com vinhos brancos, e começamos por este belo Chardonnay de François Labet. O vinho estagia por 12 meses em barricas novas sobre as lias com bâtonnages periódicas e o resultado é intrigante. Cor palha, com aromas cítricos e uma nota mineral. Excelente acidez e muita fruta madura na boca.

1386803813

Craggy Range Glasnevin Gravels Vineyard Riesling 2009 (Waipara/Nova Zelândia): Sabe aquele papo de que Riesling tem aromas minerais e derivados de petróleo? Pois está tudo nesse exemplar neozelandês, o grande sucesso da noite. Aromas de querosene, petróleo, fósforo…no paladar, maçã verde e alguma doçura, lembrando um spätlese trocken alemão. Me fez sonhar com um lombo de porco agridoce…

1386805123

La Forge Estate Viognier Reserve 2011 (Languedoc/França): A melhor expressão da Viognier está, sabidamente, no vale do Rhône, mas pode também apresentar excelentes vinhos na região do Languedoc, como este do produtor Paul Mas. Bela cor dourada, aromas de pêssego, mel e damasco. Paladar cremoso, boa acidez e um final tostado.

1386805313

Colomé Torrontés 2012 (Salta/Argentina): Figurinha carimbada no álbum de brancos sul-americanos e considerado por muitos como o melhor Torrontés da Argentina. Inconfundíveis aromas florais e de ervas frescas. Textura oleosa, gengibre e frutas de polpa branca no paladar.

1386811074

Viña Polkura Aylin Sauvignon Blanc 2011 (San Antonio/Chile): Exótico exemplar de Sauvignon Blanc! Nada das conhecidas frutas tropicais, no olfato ou no paladar. Em seu lugar, predominância total de ervas e especiarias, tanto no nariz quanto na boca.

1386811285

La Joya Gran Reserva Gewürztraminer 2012 (Leyda/Chile): Ótimo “Gewürz” chileno, com boa tipicidade da casta. Coloração verdeal, aromas de lichia, manga madura e jasmim. Untuoso na boca, em perfeito equilíbrio entre os açúcares residuais, a sapidez mineral e o álcool.

OBS: Acertei a uva de dois dos vinhos, do Riesling e do Gewurztraminer (se não fosse o Cesar me induzindo ao erro teria acertado o Sauvignon Blanc também!). A Patrícia acertou o Viognier, o Anderson o Torrontés e o Chardonnay ninguém matou (a Borgonha enganou todo mundo!).

Resumo do evento:

Nome: 3º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Cesar Valle da Mondovino

Data (horário): 11/12/13 (início do encontro às 20:00 horas)

Com quem: Patrícia, Cesar Valle, Rogério Goulart, Luiz Cobra, Pedro Reis, Anderson Andrade e Danielle Moraes.

Preço: R$ 110,00 por confrade.

Anúncios

2 pensamentos sobre “3º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s