Início » País de origem » Brasil » Lançamento do livro “Vinho & Prazer” de Rogerio Dardeau na Mondovino

Lançamento do livro “Vinho & Prazer” de Rogerio Dardeau na Mondovino

Dardeau

Esse sábado a tarde (23/11/2013) fomos eu e Patrícia ao lançamento do livro “Vinho & Prazer” do ilustre Rogério Dardeau. Evento que ocorreu na Mondovino, loja de vinhos localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Como ainda não li o livro, apenas dei uma “folheada com atenção”, para explicar um pouco mais sobre os assuntos que ele aborda reproduzo parte do prefácio, escrito pelo jornalista Bruno Agostini, do blog Enoteca e do jornal O Globo (publicado aqui): “…”Vinho & Prazer”, entre outras, tem a virtude de ser uma publicação didática, que apresenta aos leigos os fundamentos dessa bebida apaixonante. Dos aspectos históricos às terminologias, das castas, países e regiões às boas combinações com a comida. Porém, não reside aí o seu maior mérito. Ao tratar do vinho brasileiro com ênfase e profundidade, Rogerio Dardeau traça o mais rico panorama na enologia verde-amarela já feito fora do ambiente acadêmico, tratando de elementos históricos e culturais, das principais regiões (sabia que se faz vinho no Mato Grosso?) e vinícolas, das castas, dos estilos, das regras e leis…”

Sobre o autor, posso dizer que Rogerio Dardeau tem ótima didática para transmitir seus conhecimentos, é sempre interessante e esclarecedor ouvir o que ele tem a dizer, seja em uma palestra ou em uma conversa informal. O mais legal é que Dardeau tem um carinho especial pela produção nacional, sendo profundo conhecedor dos vinhos, vinícolas e regiões produtoras de nosso Brasil. Além de “Vinho & Prazer” Dardeau já escreveu outros dois livros sobre vinhos: “Vinhos: Uma Festa dos Sentidos” e “Vinhos… é importante lembrar”.

Aproveito para novamente divulgar a fan page dele no facebook: “Vinhos Brasileiros por Rogerio Dardeau“. Quem ainda não curtiu sugiro muitíssimo, lá podem ser encontradas ótimas dicas de vinhos brasileiros, além de muitas e valiosas informações.

Gostaria de desejar ao Dardeau sucesso com seu novo livro! Além de parabenizá-lo pelo lançamento e por seu nobre e valioso esforço na divulgação dos vinhos brasileiros!

Quanto aos vinhos (todos brasileiros, como não poderia deixar de ser), durante a confraternização bebemos o seguinte:

1385237350

Guatambú Brut Rosé 2012: espumante rosé elaborado com o diferente corte entre Gewurztraminer e Pinot Noir pelo método Champenoise. Tinha uma cor muito bonita, um rosa bem clarinho. Os aromas eram intensos, bem florais e de iogurte de frutas. Na boca era leve, equilibrado, com ótimo frescor, boa acidez e alguma mineralidade. Um espumante daqueles que desce bem fácil, ótimo para um dia quente! Tem mais características de branco do que de rosé, sendo a presença da Gewurztraminer bem percebida e fazendo dele um espumante bem diferente. Interessante!

1385239859

Dunamis Pinot Grigio 2012: coloração amarelo palha, com aromas um tanto discretos de pera e maçã verde. Na boca era leve e fresco com boa acidez e açúcar residual um tanto perceptível. Um vinho simples e bem fácil de beber. Não me agradou muito, achei ele meio sem graça. Acredito que questão de gosto. Prefiro o Merlot branco ou o Sauvignon Blanc da mesma linha da Dunamis.

1385239622

Dunamis Tom Cabernet Sauvignon Rosé 2013: interessante rosé elaborado com 100% de Cabernet Sauvignon. Tinha uma bela cor melancia, com aromas adocicados de morango, tuti-frutti e um leve vegetal. Na boca era muito bem equilibrado, redondinho, leve, com boa acidez e muito frescor. Vinho simples e fácil de beber. Não conhecia esse vinho e ele me agradou muito. Uma ótima opção de rosé na faixa dos 30 reais.

1385240426

Campos de Cima Tannat 2006: um Tannat muito interessante, impressiona, pelo rótulo você não dá nada, mas quando põe na taça… Tinha coloração rubi e perceptível halo de evolução. Os aromas apresentavam certa complexidade, remetendo a frutas (não identifiquei muito bem qual), tostado, tabaco e ervas secas. Na boca o tempo em garrafa lhe caiu muito bem, tendo em vista que estava bem macio, encorpado, equilibrado, com bela acidez, taninos bem presentes e finos. Boa persistência. Um ótimo vinho, custando em torno de 40 reais é de um custo benefício excelente! E acredito que ainda vai continuar envelhecendo bem em garrafa por mais um tempo.

1385242339

Dunamis Cabernet Franc 2012: mais um belo vinho da Dunamis. Esse interessante Cabernet Franc tinha cor rubi, bem transparente. Os aromas remetiam a frutas, café e um vegetal de pimentão. Na boca tinha bom equilíbrio, com taninos finos, corpo leve e boa acidez. Um vinho simples e diferente, bem interessante! Fiquei com a impressão de que cairia muito bem com uma pizza ou uma massa com molho vermelho.

1385244859

Batalha Cabernet Sauvignon 2009: da Campanha Gaúcha vem esse interessante Cabernet, que apresentou coloração rubi na taça e aromas de certa complexidade remetendo a ameixa, amora, noz moscada e algo vegetal. Na boca era encorpado, com boa acidez e taninos bem presentes e macios. É bem prazeroso bebê-lo nesse momento, mas acredito que ainda tenha a evoluir em garrafa. Um dos melhores varietais brasileiros de Cabernet Sauvignon que eu já bebi! Por menos de 50 reais é mais um vinho de bom custo benefício.

Sobre o evento:

Nome: Lançamento do livro “Vinho & Prazer” de Rogerio Dardeau

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, RJ

Organização: Mondovino, Mauad Editora e Rogerio Dardeau

Data (horário): 23/11/13 (a partir das 17 horas)

Com quem: Patrícia

Preço: evento gratuito

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançamento do livro “Vinho & Prazer” de Rogerio Dardeau na Mondovino

  1. Pingback: Dunamis Tom Cabernet Sauvignon Rosé 2013 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s