Início » País de origem » Líbano » Batroun Mountains Chardonnay 2011

Batroun Mountains Chardonnay 2011

IMG_20131109_161030

Eu já conhecia esse Chardonnay, minha mãe havia trazido ele para mim do Líbano e quando bebi, no início do ano passado, me impressionei bastante. Quando viajei esse ano para o Líbano, essa foi uma das vinícolas que visitei em Batroun e não podia deixar de trazer esse vinho na mala. Vou encurtar o post, já que em breve pretendo comentar minha visita à vinícola Batroun Mountains. O vinho era mais ou menos assim:

Na taça coloração amarelo palha, límpida e transparente.

No nariz intensidade aromática impressionante para um Chardonnay, os aromas remetiam a maracujá, manga, capim cidreira e casca de limão. Parecia um Sauvignon Blanc, com certeza os 10% dessa uva deram sua contribuição, mas creio que essa característica é da Chardonnay de Batroun, plantada a 1450 m de altitude.

Na boca era vibrante, com ótima acidez e intensa mineralidade. Longe de ser um Chardonnay típico, mas demonstrando o volume dos bons vinhos elaborados com essa uva. No paladar bastante fruta com maracujá, abacaxi e cítricos, além de algo vegetal. Persistência muito boa. Um branco encorpado e ao mesmo tempo com bastante frescor, algo não tão simples de encontrar e que quando se encontra costuma a ser caro.

Um belo vinho! Branco sem madeira que reforça a minha preferência pelo estilo. Um Chardonnay um tanto fora do padrão, bem aromático, com peso e frescor, fácil de beber e nada enjoativo. Só de pensar que custa 10 dólares no Líbano… Não vem para o Brasil, mas se viesse seria para custar (creio eu) pelo menos uns 70 reais. E valeria.

Só para registrar, levei um restinho na Mondovino para o Cesar provar a força do Chardonnay de Batroun e ele curtiu o vinho. Penou um pouco para acertar que era Chardonnay. O rastro de Sauvignon Blanc ele descobriu fácil.

Resumo do vinho:

Nome: Batroun Mountains Chardonnay

Vinícola: Batroun Mountains

Região: Batroun, Líbano

Teor alcoólico: 13,5%

Safra: 2011

Uva: Chardonnay (90%) e Sauvignon Blanc (10%)

Preço: US$ 10,00

Comprado em (mês/ano): na própria vinícola (08/13)

Importador: esse vinho não chega ao Brasil

Bebido com (data): Patrícia e Cesar (08 e 09/11/2013)

Nota: 4 em 5 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s