Início » País de origem » Brasil » Lançamento dos espumantes champenoise da Dunamis

Lançamento dos espumantes champenoise da Dunamis

Dunamis

Fui convidado para o almoço de lançamento dos espumantes Champenoise (Brut e Extra Brut) da vinícola Dunamis, que ocorreu essa quarta feira (dia 15/10/13), no belíssimo Restaurante Aprazível, em Santa Teresa, cidade do Rio de Janeiro – RJ. E lá fomos eu e Patrícia para o evento que foi maravilhoso, o serviço dos espumantes foi impecável e abundante, a comida estava excelente, o lugar era muito bonito, com uma bela vista da cidade e de parte da Baía de Guanabara e para coroar a tarde, ainda ganhamos uma garrafa do Dunamis Brut Champenoise 2012 ao final do evento.

Já comentei sobre a Dunamis mais de uma vez aqui no blog. Sou bastante fã do Dunamis Merlot Branco, também já bebi e comentei aqui o Dunamis Ar Moscatel e mencionei rapidamente o Sauvignon Blanc que provei no Circuito Brasileiro de Degustação. A Dunamis é uma vinícola nacional bem nova (fundada em 2010) que possui vinhedos na Campanha Gaúcha e, para seus espumantes, na Serra Gaúcha. A vinícola é adepta da filosofia de produzir respeitando o meio ambiente, com isso procuram empregar produtos naturais em suas atividades, reduzir o uso de defensivos agrícolas, utilizam garrafas mais leves, que levam menos matéria prima em sua fabricação, dentre outras medidas.

Os espumantes sendo lançados eram ambos elaborados a partir de uvas Chardonnay, provenientes de vinhedos próprios localizados no município de Cotiporã, na Serra Gaúcha, tendo passado 18 meses em contato com as leveduras e possuindo 12% de teor alcoólico. A diferença entre eles era que o Brut possui 10 g/l de açúcar residual, enquanto o Extra Brut apenas 2 g/l. Minhas impressões sobre eles, bem como sobre os outros dois espumantes da Dunamis servidos no evento, foram as seguintes:

Dunamis Ar Brut

Dunamis Ar Brut: os convidados foram recebidos no evento com esse bom espumante. Elaborado pelo método Charmat, unicamente com uvas Chardonnay, demonstrava coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aromas de maçã, pera, cítricos e leve floral. Na boca era leve e refrescante, bem equilibrado. Um espumante simples e bem feito, vale bastante o seu preço (pouco mais, pouco menos de R$ 30,00)

Dunamis Extra Brut

Dunamis Brut Champenoise 2012: cor amarelo palha, com borbulhas finas. Aromas de frutas (maçã, pera e cítricas), flores (jasmim) e leveduras bem de leve. Na boca era elegante, prezando pelo frescor, com boa cremosidade e equilíbrio. Difícil não gostar dele, uma ótima opção para beber como aperitivo, com uma boa conversa e ou um dia quente.

Dunamis Brut

Dunamis Extra Brut Champenoise 2012: cor amarelo palha, com borbulhas finas. Aromas de frutas (abacaxi, maçã verde e cítricas), flores (jasmim) e leveduras. Na boca era elegante, bem fresco, com acidez deliciosa, boa cremosidade e mineralidade bem agradável. Preferi esse espumante em relação ao Brut, me conquistou pela maior percepção da acidez e da mineralidade. Também achei que ele casou melhor com a comida, tanto a entrada, que era a base de frutos do mar (“Retumbão”), como com o prato principal, que eu escolhi peixe (“Peixe Tropical”). Não só eu como outras pessoas acharam o Extra Brut bem gastronômico.

Dunamis Ar Moscatel

Dunamis Ar Moscatel: cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Era bastante aromático, remetendo a mamão, cítricos e jasmim. Na boca era fácil de beber, leve e fresco, no entanto achei que faltou um pouco de acidez para equilibrar a doçura. Mantenho a opinião escrita em meu post sobre esse espumante, ele é bom, mas nessa faixa de preço há melhores (e também piores).

Muito interessante foi poder comparar os dois espumantes lançados no evento (Brut e Extra Brut Champenoise) com e sem comida. Eu preferi o Extra Brut em ambos os casos. No nariz ambos eram muito similares, com predominância dos aromas frutados e florais, o Extra Brut me pareceu mais sério, com um toque a mais de leveduras e o Brut mais puxado para o frutado / floral. Na boca eles eram mais diferentes um do outro, apesar de que ambos prezavam pelo frescor e pela elegância. O Extra Brut tinha acidez e mineralidade mais presente e o Brut era mais macio, mais fácil de beber.

Os espumantes eram bem no estilo que eu gosto, nem muito simples, nem muito complexos, com bom volume de boca e sem perder o frescor. Cabe mencionar também a bela apresentação deles, a garrafa é bem bonita, assim como os rótulos. Considerando que o preço sugerido pela vinícola é de R$ 49,00 (tanto para o Brut, como para o Extra Brut), eu diria que ambos espumantes possuem ótimo custo benefício. O Extra Brut principalmente, não é fácil encontrar um espumante nesse estilo por menos de 50 reais. E o Brut é bem para o verão, fácil de beber, ótimo para uma conversa e ou um dia quente, difícil de não gostar.

Sobre o almoço, nós não conhecíamos o Restaurante Aprazível e ficamos impressionados, culinária brasileira de alto nível, com ambiente muito bonito e encantador. Belo restaurante para um almoço em um dia especial e imagino que o pôr do sol visto de lá deve ser muito bonito.

Parabéns a Dunamis e seus enólogos por mais esses dois belos vinhos produzidos! Por último, gostaria de registrar meus agradecimentos a vinícola Dunamis e a CH2A Comunicação (empresa que faz o marketing da vinícola) pelo convite!

Resumo do evento:

Nome: Lançamento dos espumantes Champenoise da Dunamis

Local: Restaurante Aprazível, Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Organização: CH2A Comunicação e Dunamis

Data (horário): 15/10/13 (a partir das 12:00 horas)

Com quem: Patrícia

Preço: evento apenas para convidados.

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançamento dos espumantes champenoise da Dunamis

  1. Pingback: Dunamis Brut Champenoise 2012 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s