Início » País de origem » Argentina » Bodega Chacra Barda Pinot Noir 2011

Bodega Chacra Barda Pinot Noir 2011

Chacra Barda

Da primeira vez que bebi esse vinho, em uma degustação, pedi para repetir e o elegi como o melhor Pinot Noir da América do Sul que eu já tinha bebido. Só não gostei do preço dele aqui no Brasil, mas isso faz parte, o vinho aqui custa caro e essa é um a discussão que vai longe… Quando viajei para o Panamá no meio desse ano encontrei ele por lá custando pouco mais de 25 dólares e não pensei duas vezes. Comprei e agora comento aqui no blog:

Na taça coloração rubi de belo brilho, bastante transparente e límpida.

No nariz boa intensidade e complexidade aromática, remetia a morango, framboesa, baunilha, defumado, rosas e algo terroso.

Na boca era bastante elegante e aveludado, de leve a médio corpo, com taninos finíssimos extremamente agradáveis e acidez bem presente e deliciosa. Um Pinot Noir um tanto mais robusto que de costume, mas sem deixar de lado a característica delicadeza dos vinhos elaborados com essa uva. No paladar me pareceu mais frutado que no nariz, sendo perceptível um gostoso apimentado e mantendo um leve defumado. Vinho bastante equilibrado, com persistência muito boa e impressionante evolução na taça.

Continuo achando esse o melhor Pinot Noir da América do Sul que eu já bebi e considerando que esse é o vinho de entrada da Bodega Chacra, fico curioso em relação aos demais. O preço aqui no Brasil é salgado, acredito até que vale a pena, mas para quem viajar e encontrar esse vinho por 25 dólares, aí sim o preço é incrível!

Não falei sobre a elaboração do vinho e o produtor no blog, pois seria chover no molhado, essas informações em português podem ser encontradas no sítio de diversos colegas blogueiros que também beberam esse vinho (em parênteses a safra): Taças e Rolhas (2006); Falando de Vinhos (2007); Vinho Bão (2008); Papo de Vinho (2009); Balaio do Victor (2009); Tommasi no Vinho (2010); EnoDeco (2010); Diário de Baco (2010); Vinhos de corte (2010); e Le Vin au Blog (2010).

Resumo do vinho:

Nome: Bodega Chacra Barda Pinot Noir

Vinícola: Bodega Chacra

Região: Patagônia, Argentina

Teor alcoólico: 13,6%

Safra: 2011

Uva: Pinot Noir

Preço: US$ 25,25 (aqui no Brasil no site da importadora Ravin o 2010 custa R$ 178,00)

Comprado em (mês/ano): viagem ao Panamá (06/13)

Importador: Ravin

Bebido com (data): Alexandre (06/10/2013)

Nota: 4 em 5 pontos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bodega Chacra Barda Pinot Noir 2011

  1. Muito interessante mesmo! Tem um clube que está com ele em sua seleção este mês (por 1/3 do preço dele no Brasil). Só encontrei elogios dessa preciosidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s