Início » País de origem » Brasil » 2º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

2º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

No dia 18 de setembro de 2013 a partir das 20:00 horas realizamos, com pouco mais de um mês de atraso, o 2º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio. Mais uma vez a partir da disposição e empenho do Cesar da Mondovino, que organizou o evento.

Nosso encontro ocorreu novamente na Loja Mondovino, localizada no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Dessa vez tivemos como tema “castas exóticas” e estiveram presentes dez confrades, sendo muitos deles diferentes dos presentes no primeiro encontro, o que pode ser considerado normal já que nosso grupo está em formação. Gostaria de registrar que esteve presente no encontro um colega blogueiro o Felipe Silva e Silva, do blog BebadoVinho, que agora também está morando no Recreio.

Como registro desse encontro, publico um relato dos vinhos que bebemos, o qual foi escrito pelo Cesar.

IMG_20130918_205359

O tema da degustação era “castas exóticas”, porém abrimos a noite com um belo espumante brasileiro da vinícola Campos de Cima, situada em Itaqui, na Campanha Gaúcha. Elaborado pelo método champenoise com as variedades Chardonnay e Pinot Noir, este espumante é um Extra Brut e mostra boa complexidade de aromas, predominando os cítricos e herbáceos. Acidez marcada, mas no conjunto apresenta um paladar agradável e persistente.

1379549616

O primeiro vinho branco da noite foi o Calcari 2010, do produtor catalão Parés Baltà. Um 100% Xarel-lo que, a meu ver, não estava em sua melhor forma. Já degustado em ocasiões anteriores e sabidamente um vinho longevo, este apresentou um cor dourada, incomum para seus 3 anos de vida. Aromas intensos de frutas secas no lugar das típicas frutas tropicais deste varietal e uma baixa acidez no palato mostraram a precoce evolução do vinho.

1379550709

Um dos pontos altos da degustação, este vinho é elaborado com a variedade Pošip, uva branca típica da ilha de Korčula, na Croácia, pela vinícola Korta Katarina, considerada uma das melhores do país. Apresentou uma cor verdeal, com aromas florais e de ervas frescas. Volumoso e fresco na boca, com um delicado amargor, lembrando limão siciliano. Um 2010 com muitos anos de vida pela frente.

1379552402

Começamos o capítulo dos tintos com um vinho chileno da uva País, desconhecida da maioria dos bebedores de vinho, mas muito cultivada no Chile e na Argentina, sob o nome de Criolla Chica. Nativa das Ilhas Canárias, na Espanha, lá é conhecida como Listán Negro. Este exemplar é produzido pelo Domaine Clos Ouvert, audacioso projeto de dois jovens enólogos franceses e supervisionado por Marcel Lapierre, considerado o principal responsável por colocar os vinhos de Beaujolais no grupo dos vinhos de qualidade. O vinho reflete as características da fruta, com baixo teor alcoólico e acidez marcante. Leve e fresco, com aromas especiados e de frutas vermelhas.

1379554332

O segundo tinto da prova foi o Mencía 2009, do produtor Luna Beberide, um dos mais tradicionais da região castellana do Bierzo e situada entre Villafranca e Cacabelos, em pleno Caminho de Santiago. Vinho jovem, sem passagem em madeira. Apresentou cor rubi, nariz repleto de “berries” (amoras, em especial) e notas minerais. Na boca, taninos e acidez marcados, mostrando que ainda tem a ganhar com o tempo de garrafa.

1379556446

Completamos a degustação com mais um vinhaço do mestre Vilmar Bettú. Para os que se perguntam “que raios é um Rebbo?” , a Rebo é uma uva italiana, resultado do cruzamento das variedades Merlot e Teroldego e que leva o nome do responsável por este cruzamento, Rebo Rigotti. Também é conhecida na região italiana do Alto Adige como Incrocio Rigotti. O vinho impressiona por sua cor profunda e estrutura. Nariz complexo, com enorme leque de aromas que vão dos vegetais (louro) aos de especiarias (noz-moscada e anis), passando por notas de ameixa, passas e torrefatos. Na boca, taninos doces e acidez equilibrada. Foi a sétima garrafa que já bebi deste vinho – de apenas 300 produzidas – e absolutamente todas estavam incríveis. O melhor fica sempre para o final, quando todos, boquiabertos, ficam sabendo que esta raridade é “Made in Garibaldi”.

Resumo do evento:

Nome: 2º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

Local: Mondovino, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Cesar Valle da Mondovino

Data (horário): 18/09/13 (início do encontro às 20:00 horas)

Com quem: Patrícia, Alexandre, Cesar Valle, Rogério Goulart, Luiz Cobra, Felipe Silva e Silva (do blog BebadoVinho), Angela Melman, Pedro Reis e Mauro Próspero.

Preço: R$ 120,00 por confrade.

Anúncios

4 pensamentos sobre “2º Encontro da Confraria de Vinhos do Recreio

  1. Boa tarde, prezados.

    Não recebi comunicação do evento. Como faço para receber futuras comunicações

    obrigado

    Fernandes

    • Olá Fernandes,

      Estranho, pois me lembro de termos falado com o Cesar por e-mail. Talvez ele tenha esquecido de adicionar seu e-mail a lista, não sei.

      Você passou lá na Mondovino?
      Dá uma passada lá na segunda feira e fala com o Cesar, para ele te adicionar na lista.

      Qualquer coisa estamos em contato.
      Abraço,
      Jorge.

  2. Bem bacana Jorge, parabéns! Tomei um espumante feito com a uva País e também me impressionou. Vale a pena sempre procurar coisas novas. Grande abraço, Alessandra

  3. Alessandra,

    Deve estar falando do afamado Santa Digna Estelado Rosé da Miguel Torres do Chile?
    Já comentei ele aqui no blog, me chamou bastante atenção em uma degustação esse ano. Se você quiser pode conferir nesse link aqui:
    https://contandovinhos.wordpress.com/2013/05/04/mais-um-bom-evento-essencia-do-vinho-rio-de-janeiro-2013/

    Quanto a esse vinho do encontro da confraria, era um vinho interessante (ponto). Não me agradou muito não, mas tem seus atrativos.

    Abraço,
    Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s