Início » País de origem » Grécia » Santorini: Gaia Wines

Santorini: Gaia Wines

Gaia Wines

Em nosso segundo dia em Santorini, planejamos explorar a ilha e visitar pelo menos três vinícolas, com as quais eu já havia feito contato e agendado a visita. A primeira que visitamos, logo pela manhã, foi a Gaia Wines, onde fomos recebidos pela simpática Iliana que nos mostrou a estrutura da vinícola, nos explicou a filosofia da empresa, nos falou sobre a elaboração dos vinhos e conduziu a degustação dos mesmos.

Assim que se chega na Gaia em Santorini, a vista é essa.

Assim que se chega na Gaia em Santorini, a vista é essa.

A Gaia Wines foi fundada em 1994 por Yiannis Paraskevopoulos (Agrônomo e Doutor em Enologia pela Universidade de Bordeaux) e Leon Karatsalos (Agrônomo) com objetivo de expressar o máximo potencial das uvas nativas da Grécia e apresentar seus vinhos ao mundo. Possuindo duas vinícolas, uma em Nemea e a outra em Santorini, produzem 350.000 garrafas de vinho por ano elaboradas visando a qualidade e a tipicidade das uvas e dos terroir onde trabalham.

A vinícola em Santorini fica literalmente na beira da praia, durante a visita pode-se imaginar a tranquilidade na qual os vinhos fermentam aqui, com o barulho do mar ao fundo… Nesse prédio, construído no início do século passado, funcionava até 1970 uma fábrica de pasta de tomate (utilizando o famoso tomate cereja de Santorini). Quando adquirido pela Gaia Wines foi renovado e adaptado para abrigar a vinícola e seus modernos equipamentos, sendo mantida as características originais do prédio. Na minha opinião, o resultado ficou bem estiloso.

A vinícola.

A vinícola (em Santorini).

Como para marcar a visita por e-mail me identifiquei como blogueiro, a degustação dos vinhos, que normalmente custaria 5 euros para 4 vinhos e 10 euros para 8, nos foi oferecida de graça, tanto para mim quanto para a Patrícia. Gostaria de agradecer a Gaia Wines pela consideração e cortesia. Os vinhos provados foram os seguintes:

Gaia Thalassitis 2012: branco elaborado com a uva mais emblemática de Santorini, a Assyrtiko. Embora mantivesse as características típicas da uva, era um tanto diferente de outros Assyrtikos não amadeirados que provei. Apresentou aromas cítricos e florais, na boca era bem seco e mineral, sendo encorpado e refrescante ao mesmo tempo, uma característica que percebi ser inerente aos Assyrtiko de Santorini e que eu achei sensacional.

Provamos os vinhos nesse belo ambiente.

Provamos os vinhos nesse belo ambiente.

Gaia Thalassitis Oak Fermented 2012: também elaborado com a Assyrtiko a 100%, só que fermenta em barris de carvalho francês (80%) e acácia (20%), onde estagia sobre as lias mais 4 a 5 meses. Um vinho estruturado e com certa complexidade, mas que me pareceu muito amadeirado desde o nariz até a boca. Quando manifestei minha opinião, me foi dito que ele estava assim por que ainda era novo e com um ano ou mais na garrafa a madeira já estaria melhor integrada ao vinho.

Gaia Thalassitis Oak Fermented 2007: prova concreta de que o vinho acima ainda precisa de mais uns anos para ser consumido. Com coloração ainda bastante vigorosa, nesse vinho a madeira se encontrava muito bem integrada e o resultado eram aromas complexos de frutas cítricas, abacaxi, baunilha e uma leve pimenta branca. Na boca era macio e elegante, muito equilibrado, ainda demonstrando ótima acidez e mineralidade. Excelente!

Gaia S 2011: um interessante corte de Agiorgitiko (70%) com Syrah (30%) produzido em Nemea. A vinícola diz que o S do nome pode ser atribuído ao S inicial de Syrah ou a Super Nemea, uma clara alusão aos Super Toscanos, proposta com a qual a vinícola identifica o vinho. O resultado é muito bom! A Agiorgitiko não briga com a Syrah, ambas se complementam, em um vinho complexo, com aromas de frutas, pimenta e tabaco, que era macio e estruturado na boca.

Os barris e tanques onde fermentam a Assyrtiko.

Os barris e tanques onde fermentam a Assyrtiko.

Gaia Estate 2008: o vinho de topo da Gaia Wines, um Nemea bem sério, com toda tipicidade da uva e da região muito bem trabalhadas. Os aromas eram complexos e elegantes remetendo a frutas, chocolate, café e um toque floral. Na boca era intenso, encorpado e delicado, possuía taninos finos, acidez marcante, tudo muito bem equilibrado. A persistência era longa, deixando um gosto apimentado bem agradável na boca. Vai ganhar com envelhecimento em garrafa, mas já é tão macio, que talvez seja melhor bebê-lo assim jovem e com mais potência.

Gaia Vinsanto 2002: estilo de vinho tradicional em Santorini, onde é dito que Vinsanto não significa Vinho Santo, como de costume, e sim Vinho de Santorini. Esse era elaborado com uvas Assyrtiko e pequenas quantidades de Athiri e Aidani, um vinho licoroso que segue o estilo muito ácido e muito doce, formando um conjunto equilibrado que foge do enjoativo. Os aromas eram bastante intensos e complexos e na boca ele era denso como uma calda, tendo persistência bem longa.

Recomendo muito a visita à Gaia Wines, os vinhos são bons, interessantes e merecem ser provados, além disso, a vinícola de Santorini é bem bonita e estilosa. Depois de visitá-la você pode pegar uma praia em Kamari. Já estou sugerindo praia depois de vinícola de novo, a Grécia é assim mesmo!

Detalhe para a bela piscina da vinícola e a praia de Kamari.

Detalhe para a piscina presente na vinícola e a praia de Kamari ao fundo.

Resumo da visita:

Vinícola: Gaia Wines

Localização: Exo Gonia, Santorini, Grécia (eles também tem uma vinícola em Nemea)

Data da visita: 21/08/2013

Com quem: Patrícia

Preço da degustação: grátis para o blog (preço normal: 5 € por 4 vinhos ou 10 € por oito).

Obs: vinhos importados para o Brasil pela Mistral

Anúncios

3 pensamentos sobre “Santorini: Gaia Wines

  1. Pingback: Gaia Estate Ritinitis Nobilis | Contando Vinhos

  2. Pingback: Gaia Estate Thalassitis Oak Fermented 2007 | Contando Vinhos

  3. Pingback: Encontro Mistral 2014 – RJ | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s