Início » País de origem » Grécia » Que uva é essa? Tetramythos Black of Kalavryta 2011

Que uva é essa? Tetramythos Black of Kalavryta 2011

IMG_20130914_145316

A rara uva Black of Kalavryta é natural da região de Achaia no norte do Peloponeso, para ser mais preciso ela é encontrada apenas nas encostas das montanhas de Aegialia e Kalavryta, gerando vinhos tintos de leve a médio corpo e carácter elegante. Mais informações sobre a uva podem ser encontradas no site Elloinos (http://www.elloinos.com/greek-grapes/black-of-kalavryta).

A vinícola Tetramythos foi uma das que visitei em viagem para Grécia (em breve comento a visita a essa vinícola aqui no blog), localizada nas montanhas do norte do Peloponeso, na região de Achaia, ela produz vinhos a partir de uvas cultivadas de forma orgânica. Quando digito no Google o nome da uva (Black of Kalavryta) só encontro essa vinícola produzindo vinhos com ela.

Logo que provei esse vinho na vinícola fiquei mal intencionado, queria levá-lo para beber na MondoVino e desafiar eles lá (principalmente o Cesar) a descobrir do que se trata.

Ontem (dia 14/09/13) levei o vinho lá e só o Cesar estava na loja. Ele acertou que o vinho era da Grécia, mas isso era fácil, considerando que ele sabia para onde eu tinha viajado. Seu primeiro chute foi um Nemea, quando eu lhe disse que não chutou um Cinsault e assim foi até que, por fim, ele chutou que era um vinho de Creta elaborado com alguma uva autóctone de lá (tirando Mandilaria). Considerando que ele nunca nem tinha ouvido falar no nome dessa uva (Black of Kalavryta), não tinha mesmo como acertar, a tarefa era muito difícil mesmo (impossível até). Eu diria que ele chegou perto, considerando que o vinho é realmente semelhante a um Nemea, lembra um Cinsault em diversos aspectos e é era plausível chutar uma uva autóctone de Creta.

O Rogério chegou depois, provou o vinho e também não acertou do que se tratava. Assim como o Cesar ele nunca tinha nem ouvido falar nessa uva. Sendo assim, posso considerar que cumpri meu objetivo, já que tanto Cesar quanto o Rogério gostaram do vinho, não conseguiram identificá-lo (sem desmerecê-los) e eu pude apresentar a eles algo novo, interessante e que eles nunca tinham provado (nem ouvido falar).

Quanto ao vinho em si, na taça apresentou cor rubi, transparência e limpidez.

Assim que aberto, fiquei até com vergonha, achei que o vinho estava estragado, pois os aromas eram ruins e o álcool bastante forte. Após meia hora e daí em diante o vinho foi abrindo e apresentando aromas agradáveis de boa intensidade que remetiam a amora, framboesa, geleia, pimenta e um toque vegetal. O álcool era perceptível mas sem incomodar. Os aromas lembraram um pouco um Merlot no estilo, conforme muito bem observado pela Cesar.

Na boca era um vinho delicado, de leve a médio corpo e boa intensidade. Os taninos finos e a acidez gostosa resultavam em um conjunto macio e agradável de beber. Apresentou paladar bem frutado e apimentado. A persistência era muito boa. O Cesar achou que o vinho pedia comida, eu gostei de bebê-lo com conversa, mas concordo que uma pizza ou massa ao molho vermelho cairia bem. Como gosto de comparações, diria que lembrou um Argiogitiko na boca.

Uma variedade rara, reclusa a uma micro região da Grécia, bem peculiar e bastante interessante. Vale a pena provar esse vinho, quem tiver a chance de conhecer, eu sugiro muitíssimo.

Resumo do vinho:

Nome: Tetramythos Black of Kalavryta

Vinícola: Tetramythos

Região: Achaia, Peloponeso, Grécia

Teor alcoólico: 13,5%

Safra: 2011

Uva: Black of Kalavryta

Preço: 11,00 €

Comprado em (mês/ano): na própria vinícola (08/13)

Importador: não vem para o Brasil

Bebido com (data): Cesar e Rogério (14/09/2013)

Nota: 3,5 em 5 pontos.

Obs: depois de pensar na ideia por algum tempo, decidi mudar a forma de dar nota aos vinhos aqui no blog. Como essa é uma discussão que rende, estou pensando em escrever um post sobre isso em breve.

Anúncios

Um pensamento sobre “Que uva é essa? Tetramythos Black of Kalavryta 2011

  1. Pingback: Peloponeso: Tetramythos | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s