Início » País de origem » Brasil » Degustação Casa Valduga – RJ

Degustação Casa Valduga – RJ

Degustação Casa Valduga

Sexta feira passada, dia 02/08/2013, fomos eu, Patrícia e Alexandre à Degustação Tops Gourmet do Brasil, realizada no hotel Mar Palace em Copacabana. Evento organizado pelo representante carioca da vinícola e dos demais produtos gourmet oferecidos para degustação.

Foi possível provarmos grande parte da extensa linha de vinhos da Casa Valduga, além das ótimas cachaças da Weber Haus, os sucos e geleias da Casa Madeira, e outros produtos interessantes como os frutos do mar defumados em conserva da Marithimu’s, o queijo tipo grana da Gran Mestri, e o chimichurri e pesto da Sabores Porteños. Abaixo descrevo brevemente os vinhos que mais gostei da Valduga.

Casa Valduga Arte Tradicional Brut 2011: o espumante produzido pelo método tradicional de melhor custo benefício que conheço, pagando até R$ 30,00 pela garrafa acho difícil encontrar melhor. Aromas agradáveis, frutados com um leve toque de leveduras. Na boca é leve, refrescante e tem boa cremosidade. É bem equilibrado, simples e correto.

Cava Valduga 130 Método Tradicional Brut: na minha opinião o melhor vinho produzido pela Valduga, ano após ano se mantendo sempre muito bom. Aromas de boa complexidade com grande harmonia entre notas de frutas / florais e de leveduras. Na boca é bastante cremoso, sem perder o frescor. A acidez é ótima, o vinho em si bastante equilibrado e bem persistente.

Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2006: possui um estilo bem diferente do 130, de coloração mais escura na taça, sendo mais pesado e complexo, apresentado maior presença das leveduras tanto no nariz, quanto na boca. Aromas frutados, amanteigados, coco torrado, amêndoas e fermento. Na boca é bem complexo, acidez adequada, persistência longa. Só que para meu gosto me pareceu um tanto pesadão, tem muito volume, não sendo tão refrescante. Não é meu estilo preferido de espumante, mas que é bom é.

Casa Valduga Premium Raízes Sauvignon Blanc 2013: fiquei bastante impressionado com a intensidade aromática desse vinho. No início desse ano bebi uma garrafa do 2012, que estava muito bom, mas não tanto quanto este. Apresentou aromas típicos da uva com notas de maracujá, frutas cítricas, florais e um toque vegetal. Na boca não foi tão intenso, mas era bastante equilibrado e refrescante. Leve, fácil de beber, preço muito bom, com certeza uma ótima pedida para o próximo verão.

Casa Valduga Premium Identidade Pinot Noir 2012: Pinot bem leve, fácil e de bom custo benefício. Simples e bem feito, apresentou aromas de morango, cereja e baunilha. Na boca era leve, com taninos delicados, boa acidez e bem equilibrado. A persistência era boa. Interessante opção de tinto leve, acredito que cairia muito bem com um dia ensolarado de inverno.

Casa Valduga Premium Raízes Cabernet Franc 2010: na minha opinião o melhor tinto da degustação, gostei mais dele do que do Villa Lobos Cabernet Sauvignon 2007. Já bebi algumas safras desse vinho e diria que entre os tintos da Valduga é o meu preferido. Aromas de framboesa, cereja, tostado e um toque vegetal. Na boca era macio, de médio corpo, com taninos finos e boa acidez. Simples e agradável, é uma bela demonstração do potencial da Cabernet Franc no Brasil.

Resumo do evento:

Nome: Degustação Tops Gourmet do Brasil

Local: Mar Palace, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Representante da Casa Valduga e dos demais produtos no Rio de Janeiro. (Ricardo Romeiro e Famiglia)

Data (horário): de 31/07 a 02/08/13 (das 16:00 às 22:00 horas)

Com quem: Patrícia e Alexandre

Preço: R$ 30,00 (para compra da taça utilizada durante a degustação).

Anúncios

Um pensamento sobre “Degustação Casa Valduga – RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s