Início » Tipo de post » Vinho branco » Arte da Vinha Bianco Chardonnay 2012

Arte da Vinha Bianco Chardonnay 2012

Arte V Chardonnay

Mais um dos interessantes vinhos artesanais da Arte da Vinha, feitos pelo Eduardo Zenker.

Hoje (dia 22/07/13, data em que escrevi o post) quando fui conferir algumas informações na página do facebook da Arte da Vinha (link aqui), percebi que o Eduardo leu o meu post sobre o Espírito Pacômio e publicou lá. Interessante saber que ele está tendo acesso às minhas impressões sobre seus vinhos. Digo aqui no blog o que escrevi para ele no facebook: Eduardo, parabéns pelos vinhos e pelo caminho que optou seguir para elaboração deles!

Com relação ao vinho, na taça apresentou coloração amarelo palha tendendo para o dourado, formação de lágrimas rápidas, boa limpidez e transparência.

No nariz, assim que aberto, os aromas estavam um tanto “tímidos”. Como o Cesar me sugeriu decantar o vinhos por umas 2 horas, fizemos isso e o resultado foi uma ótima evolução. Aromas de boa intensidade e incríveis! Era perceptível que o vinho ficou um tempo sobre as lias, tendo em vista o cheiro de iogurte, complementado por notas de abacaxi, maracujá e casca de limão.

Na boca tinha boa presença, era bastante mineral, bem intenso e seco. Apresentou bom corpo e bastante acidez, ao meu ver até em excesso, comprometendo o equilíbrio do vinho. Como sou bem tolerante a acidez, na verdade até curto, gostei do vinho, mas não dá para dizer que ele era equilibrado. Eram perceptíveis notas cítricas, iogurte, abacaxi e um certo vegetal, lembrando (pode ser viagem) wasabi. A persistência era muito boa.

Preferi o vinho no nariz do que na boca, onde achei ele muito ácido. Gostei da opção de não utilizar madeira na elaboração do vinho, acho que ela iria mascarar os aromas, que eram muito bons. No entanto, também poderia conferir ao vinho mais corpo, equilibrando a acidez. Bem, como não sou muito fã de uso de madeira em vinhos brancos, fica fácil entender minha opção.

Bebemos o vinho assistindo filme, acredito que com comida talvez ele caísse melhor, principalmente algo que pudesse amenizar sua acidez.

Enfim, um Chardonnay bem interessante, possuía características dos vinhos feitos com essa uva e ao mesmo tempo conseguia ser bem diferente do padrão, acredito que graças ao seu processo de elaboração artesanal e pelo uso da técnica de “bâtonnage”. Valeu a pena provar!

Resumo do vinho:

Nome: Arte da Vinha Bianco Chardonnay

Vinícola: Arte da Vinha

Região: Carlos Barbosa, Serra Gaúcha – RS , Brasil

Teor alcoólico: 12,5%

Safra: 2012

Uva: 90% Chardonnay, 5% Merlot (vinificado em branco) e 5% Moscato de Hamburgo (vinificado em branco).

Preço: R$ 73,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (07/13)

Bebido com (data): Alexandre (21/07/2013)

Nota: 86/100

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s