Início » Tipo de post » Espumante » Completamente diferente: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013

Completamente diferente: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013

Espírito Pacômio

Se eu tinha alguma dúvida de que o Cesar e o Rogério da Mondovino vendem uns vinhos diferenciados e difíceis de encontrar no mercado (principalmente os vinhos brasileiros com que eles trabalham), ela deixou de existir depois desse. Esses cara tem umas coisas muito loucas!

Esse diferenciado e inusitado espumante foi produzido pela Arte da Vinha, iniciativa de Eduardo Zenker, que pelo pouco que encontrei e pude ler na internet, maneja suas videiras e produz seus vinhos quase sozinho. O nome “Espírito Pacômio” remete a história da elaboração do primeiro espumante no Brasil, que eu não conhecia e nem vou repetir aqui no blog, tendo em vista que o próprio Eduardo já escreveu sobre ela (segue o link). O produto é bem exclusivo, já que foram produzidas apenas 195 garrafas dele, e trata-se de um espumante produzido pelo método ancestral, como descrito no tosco rótulo que acompanha a garrafa (foto acima).

Método ancestral? Nunca tinha ouvido falar e pelo que conversei com o Cesar quer dizer o seguinte: esse espumante foi produzido com apenas uma fermentação, realizada direto na garrafa. Como assim? Não conheço nenhum outro espumante elaborado dessa forma. A garrafa, quando você olha contra a luz, está cheia de sedimentos (aí você pensa: será que isso vai prestar? Continue lendo…), as leveduras que fermentaram o vinho continuaram lá, pois como só fermenta uma vez, não é aberto nem durante, nem depois do processo, dessa forma, também não leva conservantes. Agora, imagina a pressão que deve ficar dentro da garrafa. Como é que ela não explode?

Quanto ao vinho, no visual, possui uma cor muito bonita, que vou chamar de rosa melancia. Como não podia ser diferente, observam-se sedimentos que deixaram o vinho um tanto turvo no final, mas durante a maior parte do tempo esteve bem límpido e transparente. O “perlage” era abundante, de tamanho médio e bem duradouro.

Os aromas eram sensacionais! Boa complexidade e aquela intensidade típica dos Moscato. Difícil descrever esse vinho, percebi notas de frutas (melancia e graviola), florais, mel e bastante levedura.

Na boca era bem cremoso, sem ser pesado demais, mantendo ótimo frescor e com o gás na medida certa, sendo extremamente fácil e prazeroso bebê-lo. Um espumante intenso, com boa acidez, bastante equilibrado e com ótima persistência, deixando na boca um gosto bem agradável. Ao contrário do que os aromas sugerem e os espumantes com a uva Moscato costumam confirmar, esse daqui era bem seco. Assim como no olfato, era difícil descrever o paladar, que remetia a frutas, principalmente melancia, muita levedura (sem ser enjoativo em momento algum) e algo meio vegetal lembrando graviola.

Enfim, algo completamente diferente de tudo que eu já bebi! Bastante incomum e muito melhor do que eu esperava! Quando abri achei os aromas sensacionais, quando bebi não acreditei que pudesse ser tão bom!  Daqueles vinhos que conforme a garrafa vai acabando já começa a dar saudade.

Resumo do vinho:

Nome: Arte da Vinha Espírito Pacômio

Vinícola: Arte da Vinha

Região: Garibaldi, Serra Gaúcha – RS , Brasil

Teor alcoólico: 11,3%

Safra: 2013

Uva: 100% Moscato de Hamburgo

Preço: R$ 64,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (07/13)

Bebido com (data): Alexandre (07/07/2013)

Nota: 90/100

Anúncios

4 pensamentos sobre “Completamente diferente: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013

  1. Pingback: Diferente: Arte da Vinha Lúdico 2012 | Contando Vinhos

  2. Pingback: #CBE: Arte da Vinha Espírito Pacômio 2013 | Contando Vinhos

  3. como é feito esse espumante sem explodir a garrafa?
    eu tenho dois pé de uva em minha casa e tentei fazer espumante pelo metódo ancestral , mas as garrafas explodiram todas.
    se poder me explicar , qual será a causa eu agradeço.
    meu nome é daniele.
    obrigadA pela atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s