Início » País de origem » Brasil » Mais um brasileiro: Dezem Atmo Merlot 2005

Mais um brasileiro: Dezem Atmo Merlot 2005

Dezem Atmo Merlot

Essa foi a garrafa que faltava ser comentada entre as que eu ganhei no final do Circuito Brasileiro de Degustação (comentado aqui).

A segunda boa surpresa, em relação a vinhos, vinda do Brasil que posto aqui no blog esse ano.

Quando ouvi falar sobre a vinícola Dezem, torci o nariz, não conseguia acreditar ser possível produzir vinhos de qualidade no chuvoso estado do Paraná. Para complicar mais um pouco, em Toledo, perto de Foz do Iguaçu, onde chove bem e durante o ano todo. Verdade que tem boa amplitude térmica entre dia e noite, solos profundos e bem drenados, mas com essa quantidade de chuva como eles conseguem maturação ideal das uvas?

Depois de provar os vinhos no Circuito Brasileiro de Degustação então… Aí é que não sei mesmo o que dizer! Não é que eles são bons! E bem característicos, diferentes dos brasileiros de outras regiões. Eu que adoro uma comparação, não consegui achar um paralelo muito claro com vinhos de nenhum outro lugar do mundo.

Como explicar a qualidade desses vinhos produzidos em local, ao meu ver, tão inusitado? Não sei. Não tenho conhecimento suficiente para explicar. De acordo com o meu entendimento, pelas suas características, o local deveria ser considerado inapto para vitivinicultura. Andei pesquisando explicações, li sobre os solos (a famosa terra roxa estruturada), sobre o clima (temperatura, precipitação, umidade relativa do ar ao longo do ano), até sobre a vegetação natural do local e com meus conhecimentos na área agrária, estimaria que a ótima capacidade de drenagem do solo, aliada aos veranicos (pequenos períodos de estiagem e calor forte durante a estação chuvosa ou verão) que são muito comuns na região, permitem a boa maturação das uvas, apesar da alta precipitação. Meu melhor chute é esse.

Mas isso é o de menos, o que interessa mesmo é que os vinhos são bons!

Quanto ao vinho, na taça apresentou coloração rubi já com reflexos alaranjados, se mostrando transparente e límpido, formando belas lágrimas.

Os aromas de boa intensidade e complexidade remetiam a notas de frutas (não identifiquei muito bem qual), rosas, pimenta do reino, couro, baunilha e um toque vegetal.

Na boca é bastante equilibrado e complexo. A acidez se faz bem presente, os taninos são finos e muito agradáveis, nesse vinho de médio corpo, boa intensidade e persistência. Tanto no nariz quanto na boca demonstra sua idade, a madeira em harmonia com o restante do vinho e um estilo próprio. Não sei dizer se o vinho está em seu auge, ou se continuará ganhando com mais tempo de guarda, mas sei dizer que agora ele está muito bom!

Resumo do vinho:

Nome: Dezem Atmo Merlot

Vinícola: Dezem

Região: Toledo – PR, Brasil

Teor alcoólico: 13%

Safra: 2005

Uva: Merlot

Preço: ganhei uma garrafa aberta no Circuito Brasileiro de Degustação (custa entre 40 e 50 reais)

Comprado em (mês/ano): ganhei uma garrafa aberta no Circuito Brasileiro de Degustação

Bebido com (data): Alexandre (07/07/2013)

Nota: 89/100

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s