Início » País de origem » Brasil » Dia mundial da pizza (#CBE): Pizzato Fausto Merlot 2007

Dia mundial da pizza (#CBE): Pizzato Fausto Merlot 2007

Fausto Merlot

A Pizzato é uma das minhas vinícolas brasileiras preferidas, gosto de seus vinhos, em geral de ótimo custo-benefício. No entanto, não tenho aqui no blog nenhum vinho deles postado. Bem, chegou a hora!

O estimulo deste post partiu da Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE), por sugestão do confrade Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos, em comemoração ao Dia Mundial da Pizza, que desde de 1985 ocorre no dia 10 de julho, foi lançado o desafio de celebrarmos o dia harmonizando um vinho com pizza.

Dessa forma,  abrimos esse vinho para harmonizar com pizza, tínhamos dois sabores, ambas da Fiammeta, famosa pizzaria aqui do Rio. Uma era a pizza que leva o nome da casa, Fiammeta, que contém mozarela, molho de tomate italiano e linguiça calabresa especial, finalizada ao sair do forno com cebolinhas confitadas e pimenta de bico. A outra recebe o nome de tutti funghi, contendo mozarela, molho de tomate italiano e cogumelos variados: funghi Paris, shitake, shimeji e hiratake.

Não sou muito entendido do assunto harmonização, mas considerando a data especial, vou me dar meus pitacos, dentro de minhas limitações. Farei assim, comentarei primeiro o vinho e depois como ele casou com as duas opções de pizza.

Na taça coloração rubi escuro, com reflexo um tanto pálido, pouca transparência e bem límpido.

No nariz é intenso apresentando notas de frutas (cereja), rosas, tostado e um leve vegetal. O álcool aparece um tanto em excesso.

Na boca é intenso, médio corpo, taninos firmes, acidez um tanto excessiva (e olha que eu gosto de vinho ácido), a persistência é boa e o final de boca deixa um certo amargor. Ou seja, vinho desequilibrado, mas nada impossível de ser bebido. Já tinha bebido esse vinho antes (de outra safra) e não me lembrava dele dessa forma, pode ter sido a garrafa. Com a pizza ele melhorou um pouco.

Quanto a harmonização, eu diria que foi melhor com a pizza de calabresa (Fiammeta, os ingrediente estão descritos acima), a de cogumelos acentuou a acidez do vinho, bem como o amargor no final de boca.

Eu que sou tão entusiasta da Pizzato, não gostei do vinho, nem a Patrícia, podíamos ter aberto algo melhor. Mas a pizza tava tão boa! Viva o dia mundial da pizza!

Outros blogs que comentaram esse vinho (safra): Vinícolas e Vinhedos (2006), Vinho por Marcelo Andrade (2007), Avaliador de Vinhos (2005) e Notas Etílicas (2005).

Resumo do vinho:

Nome: Pizzato Fausto Merlot

Vinícola: Pizzato

Região: Dois Lajeados, Serra Gaúcha – RS , Brasil

Teor alcoólico: 13,7%

Safra: 2007

Uva: Merlot

Preço: 10,99 (em promoção, o preço normal gira em torno de R$ 30,00)

Comprado em (mês/ano): Makro (05/13)

Bebido com (data): Patrícia (10/07/2013)

Nota: 79/100

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s