Início » País de origem » Brasil » Circuito Brasileiro de Degustação – RJ (04/07/13)

Circuito Brasileiro de Degustação – RJ (04/07/13)

Circuito brasileiro de degustação

O Circuito Brasileiro de Degustação passou pelo Rio de Janeiro ontem, dia 04/07/2013, sendo realizado no belo Iate Clube do Rio de Janeiro, bairro da Urca. E lá fomos eu e Patrícia!

Foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor o que está sendo produzido aqui no Brasil e posso dizer que quanto mais conheço de vinho brasileiro, mais me surpreendo. Embora ainda exista muita coisa mais ou menos (para não ser indelicado), sem contar o problema do preço, que muitas vezes torna difícil a competição até mesmo com vinhos europeus na mesma faixa, isso sem mencionar os sul americanos. Enfim, acho que os vinhos produzidos aqui estão em um bom nível e desde que comecei a consumir vinhos com mais frequência, a qualidade dos brasileiros vem melhorando.

De um modo geral, acho que o evento foi bom, bem organizado. Mas eu gostaria de registrar algumas críticas, de forma construtiva. Primeiro acho que o evento estava muito cheio, deixei de visitar o stand de algumas vinícolas, pois estavam muito cheios. O local era bom, bonito, mas de uma próxima vez creio que o espaço deveria ser maior ou o número de convidados menor. A outra reclamação é com relação a duração do evento, para consumidor final só foram reservadas duas horas (de 19 as 21 hrs), o que foi muito pouco para provar tudo que eu queria (e imagino que para outras pessoas também), tendo em vista que eram 25 vinícolas presentes. Geralmente eventos como esse duram de 3 a 4 horas e para mim sempre sobra tempo.

Com relação aos vinho provados, mais uma vez não fiz anotações. E vou fazer o seguinte, destacarei algumas vinícolas e os vinhos dela que mais me chamaram atenção.

Vinícola Dezem: foi para mim a grande surpresa da noite, eu já tinha ouvido falar da vinícola e estava muito curioso para provar os vinhos, os quais me surpreenderam positivamente. A vinícola se localiza em Toledo no Paraná, eu não imaginava que fosse possível produzir bons vinhos nas condições edafoclimáticas (em termos simples de solo e clima) dessa região e confesso que ainda não entendi muito bem como isso é possível, mas os vinhos produzidos são a prova de que sim, é possível. Os que mais me surpreenderam foram o Magne Malvasia di Candia, o Atmo Chardonnay Cuvèe, o Extrus Cabernet Franc e por fim o interessantíssimo Atmo Merlot 2005, que ao final da degustação a produtora me presenteou com o resto de uma garrafa que estava aberta, a qual foi fechada com vácuo vin e será bebida e comentada aqui no blog em breve.

Lídio Carraro: tive oportunidade de provar a linha Faces, os vinhos eleitos como oficiais da Copa e posso dizer que a vitivinicultura brasileira está bem representada, ambos são muito agradáveis, em especial o branco, leve, simples e fácil de beber. Também gostei do Dádivas Chardonnay 2012, tenho uma garrafa dele aqui em casa fechada e lá percebi que posso guardá-la por mais algum tempo. E do Dádivas Pinot Noir 2012, que já comentei aqui no blog e que não tinha me agradado. Engraçado, não sei se bebi uma garrafa ruim, se de março para cá o vinho já evolui, ou sei lá! Sei que nessa degustação eu gostei do vinho e fiquei curioso para provar de novo.

Pizzato: creio que já registrei aqui no blog, gosto bastante dos vinhos da Pizzato e dessa vez tive oportunidade de provar novamente os ótimos Concentus e o Fausto Verve (não vi a safra de nenhum dos dois).

Bem, provei mais vinhos interessantes, só para mencionar mais alguns: os Sauvignon Blanc da Dunanis, Aracuri e Quinta da Neve; o Chardonnay e o Brut Champanoise da Luiz Argenta; vários bons espumantes, como os da Pericó, os da Valduga, o Lírica da Hermann; dentre outros. Mais não vou lembrar de muitos detalhes para comentar. No próximo evento, decididamente farei anotações.

Gostaria de deixar registrado que eu também recebi de presente de produtores mais duas garrafas abertas, que assim como a do Atmo Merlot 2005, foram fechadas com o vácuo vin e serão comentadas em breve aqui no blog, são elas o do Dunamis Merlot Branco 2012 e do Routhier & Darricarrère Cabernet / Merlot.

Resumo do evento:

Nome: Circuito Brasileiro de Degustação 2013

Local: Iate Clube do Rio de Janeiro, Urca, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Ibravin

Data (horário): 05/07/13 (das 19:00 às 21:00 horas)

Com quem: Patrícia

Preço: os convites eram gratuitos e deveriam ser solicitados por e-mail ou telefone antes do evento.

9 pensamentos sobre “Circuito Brasileiro de Degustação – RJ (04/07/13)

    • Fernandes,

      Recomendo que acompanhe a agenda de eventos do site EnoEventos (http://www.enoeventos.com.br/), é a melhor que eu conheço para o Rio de Janeiro, sempre bem atualizada e divulgando bastante evento.
      Também lhe sugiro que procure conversar com os profissionais que trabalham onde você compra seus vinhos, pergunte a eles sobre eventos, como eles geralmente são convidados, ficam sabendo mais fácil que a gente.
      No mais, tem que ficar esperto e ir procurando.

      Espero ter ajudado!
      Abraço,
      Jorge.

  1. Ah garoto, conversou com a rapaziada e de quebra ainda levou um pouquinho para aprimorar as anotações e a experiência! Show de bola.

    Assino embaixo do que você escreveu, e acrescento ainda o Tannat da Venturini, que pra mim foi o melhor tinto da noite.

    Abraço.
    Felipe.

  2. Pingback: Inusitado: Dunamis Merlot Branco 2012 | Contando Vinhos

  3. Pingback: O vinho da Kombi: Routhier & Darricarrère Cabernet / Merlot | Contando Vinhos

  4. Pingback: Mais um brasileiro: Dezem Atmo Merlot 2005 | Contando Vinhos

  5. Pingback: Lançamento dos espumantes champenoise da Dunamis | Contando Vinhos

  6. Pingback: Aracuri Sauvignon Blanc 2012 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

