Início » País de origem » Chile » Bom: Escudo Rojo Tinto 2010

Bom: Escudo Rojo Tinto 2010

Escudo Rojo Tinto

Ontem eu e Patrícia não estávamos a fim de beber muito e abrimos uma meia garrafa desse Escudo Rojo, que eu comprei no Free Shop.

Como o vinho é extremamente conhecido e detalhes sobre ele são facilmente encontrados na internet, não vou chover no molhado, pularei as histórias e vou direto às minhas impressões.

Na taça cor violeta profunda, bem denso o vinho chega a manchar de leve a taça apresentado belas e pesadas lágrimas.

Na nariz é intenso, com notas de frutas (ameixa), baunilha, pimentão, menta e tostado. Álcool um pouco destacado, mesmo depois de algum tempo aberto.

Na boca é macio, bem concentrado, encorpado, intenso, boa acidez e bem equilibrado no geral. A madeira esta bem integrada ao conjunto, os taninos são fortes, finos e agradáveis. No paladar é frutado, apimentado, tostado, vegetal (menta) e de boa persistência. É um vinho bem jovem e mesmo estando bem macio e considerando que a proposta dele provavelmente seja de ser bebido jovem, acredito que se guardado por mais uns dois anos ficará mais interessante.

Dizem que este vinho tem um estilo um mais velho mundo que outros chilenos, eu, particularmente não achei. Ele me pareceu um vinho tinto chileno bastante típico, talvez um pouco mais ácido que a maioria de seus conterrâneos e só. No mais, é um bom vinho, pelo preço de Free Shop (US$ 10,00 a meia garrafa e US$ 19,00 a inteira) é uma boa pedida, pelo preço normal aqui do Brasil (em torno de R$ 60 – 70,00) eu não compraria, não faz meu estilo.

Outros blogs que beberam esse vinho (safra): Vinho para Todos (2008), Meu vinho certo (2008), Escrivinhos (2008), Blog de vinhos (2008) e Vinhos e Vinhas (2008).

Resumo do vinho:

Nome: Escudo Rojo Tinto

Vinícola: Baron Philippe de Rothschild Chile

Região: Valle del Maipo, Chile

Teor alcoólico: 14%

Safra: 2010

Uva: 40% Carménère, 38% Cabernet Sauvignon, 20% Syrah e 2% Cabernet Franc

Preço: US$ 10,00 (meia garrafa – 375 ml)

Comprado em (mês/ano): Duty Free Shop do Rio de Janeiro (06/13)

Importador: Dufry do Brasil

Bebido com (data): Patrícia (27/06/2013)

Nota: 87/100.

Deixe um comentário

