Início » País de origem » Itália » Interessante: Tre Donne D’Arc

Interessante: Tre Donne D’Arc

Tre Donne D'Arc

Desde o rótulo esse vinho já é diferente, com um desenho de Joana D’Arc, inspiração para o nome do vinho. A Patrícia achou engraçado o rótulo e não levou fé no vinho, como eu já tinha ouvido falar bem sobre o vinho e sabia que era um tinto mais leve (minha mais recente fixação no mundo dos vinhos) insisti nele, depois de aberta a garrafa e provado o vinho, confirmou-se a boa escolha.

O corte de uvas é inusitado (40% Barbera, 30% Pinot Noir, 20% Dolcetto, 10% Freisa) e considerando que o vinho é da tradicional região do Piemonte, ele se torna mais diferente ainda. Sendo despretensiosamente rotulado como “Vino di Tavola”, nada de DOC, nem mesmo IGT, muito menos DOCG! O que não significa nada considerando a qualidade do líquido que vem nessa garrafa.

O vinho é elaborado pela vinícola piemontesa Tre Donne, administrada por três irmãs. Acredito ser a partir dessa forte presença feminina que surgiu a ideia para o nome do vinho (D’Arc de Joana D’Arc). Esse é o rótulo mais diferente que a vinícola elabora, os demais são típicos piemonteses, com exemplares de Barbera D’Alba, Dolcetto D’Alba, Barolo, Barbaresco, dentre outros. Nunca havia bebido nenhum vinho dessa vinícola, depois desse fico curioso em relação aos demais.

Na taça bela cor rubi, brilhante, transparente e límpido.

É bastante aromático e elegante. Possui certa complexidade e intensas notas frutadas (framboesa e cereja) e amadeiradas (baunilha, cedro e pimenta).

Na boca é muito intenso, elegante, macio e bastante equilibrado. A acidez é deliciosa, o corpo de leve a médio, com taninos bem finos e extremamente agradáveis. Há uma certa doçura que ajuda a fechar o equilíbrio do conjunto. Notas de pimenta do reino, frutas (framboesa e cereja), baunilha e tostado.

Vinho muito bom mesmo. Bebemos (eu e Patrícia) junto com uma massa ao molho vermelho, que ele acompanhou muito bem. Acredito que ele vá bem com pizzas e massas ao molho vermelho, inclusive as mais condimentadas. Na faixa de preço é difícil achar algo assim tão diferente e interessante, ainda mais considerando que é um tinto mais leve. Gostei, recomendo e pretendo comprar de novo!

Outros blogs que beberam esse vinho: Selo Reserva, Vinho Sim, Mundus Vinus

Resumo do vinho:

Nome: Tre Donne D’Arc

Vinícola: Tre Donne

Região: Langhe, Piemonte, Itália

Teor alcoólico: 13,5%

Safra: sem safra

Uva: 40% Barbera, 30% Pinot Noir, 20% Dolcetto, 10% Freisa

Preço: R$ 59,00

Comprado em (mês/ano): Grand Cru Barra (05/13)

Importador: Grand Cru

Bebido com (data):  Patrícia (17/05/2013)

Nota: 90/100.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s