Início » Tipo de post » Evento » Mais um bom evento: Essência do Vinho Rio de Janeiro 2013

Mais um bom evento: Essência do Vinho Rio de Janeiro 2013

Essencia do vinho

Esse ano está bombando de bons eventos sobre vinho aqui no Rio de Janeiro!

Havíamos planejado, eu e Patrícia, de ir ao evento na quinta e, conforme fosse, eu iria novamente na sexta com um grupo de amigos. Acontece que na quinta tive um imprevisto e não pude ir, na sexta a Patrícia é que não pôde, além dela, nenhum de meus amigos pôde. Como imaginava que o evento seria muito bom e não queria perder a oportunidade, acabei indo sozinho. Foi meio triste (alcoolismo total, hehe), mas valeu a pena.

O evento Essência do Vinho Rio de Janeiro 2013 foi promovido pelo grupo português de mesmo nome, que desempenha a função de comunicação e divulgação dos vinhos portugueses, controlando a revista portuguesa sobre vinhos WINE, uma escola do vinho, dentre outras iniciativas. O evento foi realizado no Centro de Convenções SulAmérica, localizado na Cidade Nova, Centro do Rio. Local meio longe de tudo, porém bem espaçoso, comportando bem o evento.  Estiveram presentes mais de 80 expositores, dentre vinícolas, importadores e outros. A maioria dos vinhos apresentados eram portugueses, mas haviam também produtores de outros países.

Dessa vez dei uma olhada em todos os produtores que estariam presentes e de certa forma selecionei o que eu não poderia perder. Acho que consegui provar quase tudo de mais interessante que havia, isso considerando o que ainda estava disponível quando cheguei ao evento.

Não fiz anotações sobre os vinhos, preferi aproveitar o evento sem ter que me preocupar com isso.  Agora percebo que não tenho segurança para fazer muitas observações sobre o que provei, não lembro tanta coisa assim. Ainda não sei qual é a melhor alternativa para comentar eventos aqui no blog, estou me adaptando. Pretendo tomar anotações (pelo menos algumas mais básicas) no próximo evento que eu for.

Abaixo comento as vinícolas / vinhos que mais me chamaram atenção (em ordem aleatória, também não lembro safra de nada):

Miguel Torres Santa Digna Estelado Rosé: esse foi o primeiro espumante chileno que bebi e me agradou. Ele é bastante inusitado, elaborado com a desconhecida (pelo menos em nosso mercado) casta País, a primeira variedade de uva a ser plantada no Chile. O vinho tem bela coloração rosa bem clarinho, aromas frescos, frutados e florais. Na boca é leve e extremamente refrescante, daqueles espumantes que você começa a beber e quando viu já foi a garrafa e você está pedindo mais uma.

Quinta de Melgaço Alvarinho QM: belo vinho verde, muito aromático e bastante elegante. Notas de frutas (cítricas principalmente) e florais. Na boca é leve, fácil de beber e extremamente refrescante, com um final de boca de gostosa mineralidade.

Casa Santa Vitória (Alentejo): sou fã desta vinícola. Desde os mais básicos aos mais elaborados seus vinhos, tanto brancos como tintos, me agradam bastante. Até o azeite deles, que eu não conhecia, é excelente. Como destaques cito os varietais da linha Reserva, principalmente o Cabernet Sauvignon (por mais heresia que isso pareça) equilibrado, macio, com uma nota vegetal muito agradável tanto no nariz quanto na boca, e o ótimo Inevitável, estruturado, muito intenso, complexo e com um final de boca bem longo.

Quinta Nova (Douro): não conhecia a vinícola e a impressão que ficou foi maravilhosa! Ótimos vinhos! Os Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Grande Reserva Clássico e Referência foram os destaques, ambos bem potentes com alto teor alcoólico e longa passagem por madeira, muito intensos, encorpados, persistentes e extremamente harmônicos. São bem prazeroso se bebidos agora, mas creio poderem evoluir muito ainda na garrafa.

Château Saint-Maur (Provence): que belos rosés da Provence! Bebi três vinhos do produtor, todos muito bons, principalmente o Execellence, vinho aromático, fresco, frutado, floral, bem gostoso. Preenche bem a boca, sem perder a elegância e a leveza. Boa acidez, final de boca bem mineral e longo.

Para não ser injusto, devo mencionar que provei diversos outros grandes vinhos, como os da vinícola Pedra Cancela, o Viña Alberdi Reserva, os dois Sancerre da importadora Vignerons & Adegas, dentre muitos outros. Porém, decidi comentar os que tive maior recordação, partindo do princípio que foram os que me chamaram mais atenção.

Resumo do evento:

Nome: Essência do Vinho Rio de Janeiro 2013

Local: Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Essência do Vinho

Data (horário): 03/05/13 (das 17:00 às 22:00 horas)

Com quem: Sozinho

Preço: ganhei o convite (os convites custavam R$ 50,00) e tive que pagar R$ 20,00 pela taça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s