Início » País de origem » Argentina » #CBE: Pietro Marini Malbec 2009

#CBE: Pietro Marini Malbec 2009

Pietro Marini Malbec

Meu primeiro post na Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE)! É um grande prazer participar desse grupo de blogs, alguns dos quais sempre acompanhei, me proporcionando ótimas sugestões e sendo um dos estímulos que tive para começar meu próprio blog.

O tema do mês de abril foi “Malbec Argentino”, escolhido em homenagem ao “Malbec World Day”, que aconteceu no dia 17/04.

Para beber escolhi, esse Pietro Marini produzido pela “Bodega Boutique” El Transito a partir de vinhedos próprios com 15 anos de idade, localizados a 1.750 metros de altitude no Alto Valle Calchaquí em Cafayete, Salta, Argentina. O que chama atenção é o incomum fato de o vinho ser um Malbec argentino que não passa por madeira. Geralmente, mesmo os mais básicos tem alguma passagem, nem que seja por chips (declarada ou não). Também acho que os vinhos da uva Malbec, por suas características, “pedem” madeira.

Quanto ao vinho, na taça se mostrou violáceo profundo como um bom Malbec. Pouco transparente, bem brilhoso e com lágrimas pesadas.

No nariz, logo depois de aberto, o álcool pegou um pouquinho, 30 a 45 minutos depois, problema praticamente resolvido, o álcool continuou um pouco mais presente que deveria, mas sem incomodar. Mais algum tempo (1 h a 1 h e meia) problema resolvido, o álcool “se ajeitou”. Agradáveis notas de amora, framboesa, florais e uma leve pimenta.

Na boca, de cara, chama atenção algo diferente para um Malbec (mesmo os de Salta), a acidez, forte e bem gostosa. Os taninos são bem presentes e extremamente finos e agradáveis, nesse vinho bem estruturado, suculento, muito intenso e de médio corpo a encorpado. No paladar o álcool, um pouco excessivo no nariz, se mostrou no lugar. Notas predominantemente frutadas, com presença de iogurte, café, pimenta e algo tostado. Final de boca razoavelmente longo e remetendo a algo mineral. Belo conjunto e boa evolução na taça.

Bom vinho! Diferente de um Malbec argentino padrão o que o torna bem interessante. O fato de possuir boa estrutura e não passar por madeira o torna ainda mais interessante, não senti falta da madeira, até gostei muito assim. Não chega a ser um indiscutível “best buy”, mas vale bastante o que se paga. Recomendo!

Resumo do vinho:

Nome: Pietro Marini Malbec

Vinícola: Bodegas el Transito

Região: Cafayete, Salta, Argentina

Teor alcoólico: 14%

Safra: 2009

Uva: Malbec

Preço: R$ 51,00

Comprado em (mês/ano):  Mondovino (04/13)

Importador: Porto Mediterraneo

Bebido com (data):  Patrícia (01/05/2013)

Nota: 89/100.

Anúncios

3 pensamentos sobre “#CBE: Pietro Marini Malbec 2009

  1. Pingback: #CBE – Alamos Selección De Viñedos Malbec 2011 | Vinhos Populares

    • Si Iris,

      Bodega el Transito produce vinos muy buenos en Salta, que es una región muy diferente de Mendoza. Todos los vinos de la línea Pietro Marini son de buena relacíon calidad precio.

      Un abrazo,
      Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s