Início » País de origem » Espanha » Bom: Beronia Crianza Rioja 2009

Bom: Beronia Crianza Rioja 2009

Beronia

Mais um vinho que compramos no Road Show da Inovini, na Cavist de Ipanema, que comentei aqui no blog.  Pelo que me lembrava, no evento acreditei que, pelo preço promocional, ele seria uma boa compra.

Por se tratar de um vinho bastante conhecido e clássico, dispensarei apresentações, vou direto as minhas impressões sobre ele.

Na taça bela cor rubi escuro, límpido e transparente.

Nos aromas foi bastante agradável, muito intenso e com uma certa complexidade. Notas de frutas (ameixa e cereja) , canela, chocolate e baunilha.

Na boca, taninos firmes, um tanto rústicos para o meu gosto, mas que não chegaram a comprometer. Muito intenso, encorpado e com acidez bem presente. Confirma as notas frutadas e a baunilha, acrescentando-se a pimenta e um leve toque vegetal. No paladar achei a madeira, assim como os taninos, um tanto excessiva para o meu gosto.

Gostei mais do vinho no “nariz” (digo dos aromas) do que na boca. A maioria das pessoas com quem já falei (ou li) sobre isso vêem como um ponto negativo, eu diria que na maioria dos casos, realmente é. Você se prepara para um belo vinho nos aromas e se na boca não for tudo aquilo, há uma certa decepção. Afinal, a análise aromática é parte bastante interessante do ritual, mas o objetivo final do vinho é ser bebido.  Mas no mundo dos vinhos há casos e casos e essa discussão pode ir bem longe… No caso deste Beronia Crianza, diria que foi negativo, pelos aromas esperava um vinho mais redondinho na boca, o que não aconteceu. Acredito que o vinho ainda esteja um pouco “verde”, mais um ou dois anos na garrafa lhe fariam bem. Como tem gente que gosta de vinho assim, creio que isso (mais uma vez) vai variar de acordo com o gosto de cada um.

Pelo preço cheio é meio absurdo, dá para achar coisas bem melhores pelo valor. No promocional é bom, vale a pena, mas não empolga, estando longe de ser uma super compra.

Outros blogs que provaram esse vinho (de outras safras): Blog do Jeriel, Vinho para Todos, Meu Vinho Certo e Diário de Baco.

Resumo do vinho:

Nome: Beronia Crianza Rioja

Vinícola: Beronia

Região: Rioja, Espanha

Teor alcoólico: 13,5%

Safra: 2009

Uva: 83% Tempranillo, 15% Garnacha, 2% Mazuelo

Preço: R$ 89,00 (comprado em promoção por R$ 68,00)

Comprado em (mês/ano): Cavist (04/13)

Importador: Inovini

Bebido com (data): Alexandre (20/04/2013)

Nota: 88/100.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s