Início » País de origem » Itália » Excelente: Rocca delle Macìe Ser Gioveto 2008

Excelente: Rocca delle Macìe Ser Gioveto 2008

Ser Gioveto

No final do Top Italian Wines da Gambero Rosso, comentado aqui no blog, ganhei uma sobra de pouco mais de meia garrafa desse vinho. Excelente presente!

Fechei ela no vácuo vin para que eu e Patrícia terminássemos de bebê-la no dia seguinte.

Trata-se de um Chianti Clássico, enquadrado como supertoscano. Explico. Os vinhedos que dão origem a ele situam-se na região de Chianti Clássico, acontece que quando se iniciou a produção deste vinho, que desde o começo trata-se do mesmo corte (80% Sangiovese, 10% Cabernet e 10% Merlot), não era permitido pela denominação adicionar uvas estrangeiras ao corte. Hoje em dia, admite-se até 20% de uvas estrangeiras na composição dos Chianti Clássico. Dessa forma, ele que não era, passou a ser um Chianti Clássico, embora não ostente a denominação no rótulo, nem possua o selo. Bem, pelo menos assim me explicou o produtor.

Na visual, profunda cor violácea, belo brilho e lágrimas densas que “mancham” a taça com um certo vermelho claro.

Já no nariz é típico dos vinhos da região, sem deixar de ter seu próprio caráter, sendo bastante intenso e amplo. Notas de amora, cassis, uva passa, pimenta, tabaco, caramelo e um toque de menta.

Na boca ele se revela ainda melhor. Bastante jovem e com estrutura para encarar bem anos na garrafa, é bem intenso e encorpado, com taninos firmes, ainda um pouco verdes, mas já bastante agradáveis. A acidez e o álcool estão equilibrados, a madeira muito bem integrada, enriquecendo bastante o conjunto do vinho. O paladar remete a frutas (amora e cassis), café, pimenta, baunilha e um leve vegetal. Para fechar, uma persistência muito longa.

Excelente vinho. Imagino como terá evoluído e amaciado daqui a uns anos (chuto uns 5 ou mais). Pena ser tão caro! Agradeço mais uma vez o presente!

OBS: na verdade quem me deu o vinho de presente foi um primo do produtor, que está no Brasil para estudos, e durante a degustação auxiliou no serviço dos vinhos. Eu e Patrícia ficamos conversando com ele e um amigo (dele) francês durante o evento.  Esqueci (na verdade acho que nem perguntei) o nome deles. Passei meu e-mail e o endereço do blog para eles, se tiverem lendo gostaria de agradecer pelo presente! E parabenizar seu primo pelos ótimos vinhos que produz! Qualquer coisa, fique a vontade para entrar em contato.

Resumo do vinho:

Nome: Rocca delle Macìe Ser Gioveto

Vinícola: Rocca delle Macìe

Região: Toscana, Itália

Teor alcoólico: 14,5%

Safra: 2008

Uva: 80% Sangiovese, 10% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot

Preço: presente (no site da Decanter, o 2006 custa R$ 170,80)

Comprado em (mês/ano): ganhei no Top Italian Wines (evento comentado aqui)

Importador: Decanter

Bebido com (data): Patrícia (19/04/2013)

Nota: 94/100.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s