Início » Tipo de post » Evento » Viva a Itália: Top Italian Wines Roadshow 2013 – Gambero Rosso – RJ

Viva a Itália: Top Italian Wines Roadshow 2013 – Gambero Rosso – RJ

Top italian

Mais um evento fantástico!

Tive uma semana bastante movimentada, quase que não consegui arranjar tempo para ir nesse evento, mas ainda bem que deu tudo certo e lá comparecemos eu e Patrícia. Foi realmente imperdível!

A edição carioca do Top Italian Wines 2013, promovido pela Gambero Rosso, renomada revista italiana sobre vinhos e gastronomia, foi realizada no belo Windsor Atlântica Hotel, localizado na Avenida Atlântica em Copacabana.  Estiveram presentes no evento mais de 60 vinícolas italianas das diferentes regiões vinícolas existentes no país. Interessante mencionar que alguns dos produtores presente nem possuíam importadores no Brasil, dessa forma, tivemos a oportunidade de provar alguns rótulos que nem chegam ao nosso país.

Desde o final do ano passado, o evento esteve em algumas das grande capitais da Ásia (Seoul, Osaka, Bangkok e Cingapura), chegando ao Brasil, ontem (dia 18/04/13) pelo Rio de Janeiro e encerrando seu “world tour” em São Paulo, na próxima segunda feira, dia 22 de abril de 2013.

Embora tenhamos desfrutado bastante o evento, poderíamos tê-lo aproveitado melhor, tendo em vista que eu não conhecia boa parte dos produtores presentes e, como tive uma semana cheia, não tive a oportunidade de pesquisar sobre os participantes e selecionar melhor o que provar.

Mais por sorte que por conhecimento, experimentamos quase tudo que havia de mais interessante, mas, infelizmente, perdemos a grande oportunidade de experimentar o mega ícone dos super toscanos Sassicaia, que nos passou despercebido.

Sem arrependimentos! O que foi degustado valeu muito a pena, o Sassicaia fica para uma próxima.

Não fiz anotações sobre muito vinhos, provamos alguns muito bons que eu deixei de registrar, agora me arrependo. Dos que anotei (e ou me lembro de alguma coisa), comento abaixo brevemente os mais interessantes (sem ordem específica):

Guido Berlucchi Franciacorta Satèn Cuveè 61: de tudo que bebi de Franciacorta e Prosecco durante o evento esse foi meu espumante preferido. Haviam Franciacorta mais estruturados e complexos, mas de acordo com o meu gosto para espumantes, fico com esse aqui, que prezava pela refrescância, sendo aromático e fácil de beber. Com as notas florais e frutadas se sobrepondo as leveduras.

San Polo Brunello de Montalcino 2007: vinho muito bom, muito intenso, estruturado, final bem longo, encorpado e apimentado com uma acidez vibrante.

Cantina Produttori di Cormòns Vino della Pace 2010: interessante esse vinho, elaborado a partir de diversas variedades de uvas (tanto tintas como brancas) plantadas em um vinhedo denominado como “vigna del mondo” na região do Friuli-Venezia Giulia. Não entendi perfeitamente o processo de elaboração deste vinho, pelo que encontrei na internet, as uvas são fermentadas sem as cascas resultando em um vinho branco que, como não podia deixar de ser, é bem diferente. Não consegui descrever direito os aromas, apenas algo que me lembrou graviola (meio vegetal, meio frutado). Na boca é equilibrado e agradável.

Marchesi di Barolo, Barolo Sarmassa 2008: foi incontestavelmente meu preferido da noite. Vinho bastante complexo, aromas intensos, elegantes e bastante amplos. Notas de canela, rosas, frutas, tabaco e tostado. Na boca é muito bom, jovem, mas já bastante prazeroso. Encorpado com acidez, tanino, álcool tudo intenso e de certa forma bem equilibrado. Deste produtor provamos também o Barbaresco 2009 e o Dolcetto d’Alba Madonna di Como 2011 e vale mencionar que ambos eram excelentes. A Patrícia também bebeu o Moscato d’Asti Zagara 2011, e gostou muito, eu só cheirei, e posso dizer que era bastante aromático .

Rocca della Macie Roccato 2006: super toscano excelente. Aromas bastante intensos, bem complexo, redondinho na boca. Madeira bem integrada ao conjunto, resultando em notas de uva passa, amora, pimenta e chocolate. Desse produtor, ao final da degustação, ganhei de presente pouco mais de meia garrafa do Ser Gioveto 2008 (que também é muito bom), devo beber ela ainda hoje e comento aqui no blog.

Resumo do evento:

Nome: Gambero Rosso Top Italian Wines Roadshow 2013

Local: Windsor Atlântica Hotel, Rio de Janeiro – RJ

Organização: Gambero Rosso

Data (horário): 18/04/13 (das 17:00 às 19:30 horas)

Com quem: Patrícia

Preço: gratuito (os convites deveriam ser solicitados previamente pela internet)

Anúncios

Um pensamento sobre “Viva a Itália: Top Italian Wines Roadshow 2013 – Gambero Rosso – RJ

  1. Pingback: Excelente: Rocca delle Macìe Ser Gioveto 2008 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s