Início » País de origem » Brasil » Custo-benefício: Dom Pedrito Sauvignon Blanc 2009

Custo-benefício: Dom Pedrito Sauvignon Blanc 2009

Dom Pedrito SB 2009

O post inicial do blog foi com esse vinho, só que da safra mais recente, a 2011. Eu já havia bebido essa safra (2009) também e gostado mais do que a 2011, o que pude confirmar com essa outra garrafa.

Abri esse para ir bebendo aos poucos, no dia a dia, por incrível que pareça, ele se manteve bem (considerando que foi sempre lacrado com vácuo vin) por mais de três dias.

No visual, primeira coisa, o rótulo é bem feio, nada convidativo. A coloração amarelo palha escuro, quase um dourado, demonstrando, desde o visual certa evolução, bastante límpido e transparente, sem sedimentos. Na verdade, tem aquela cor de: comprei um vinho branco com quatro anos por 20 reais e ele tá quase dourado, não vai prestar.

No nariz, aromas elegantes, agradáveis e intensidade razoável. Notas de maracujá, manga (casca de manga, pode ser viagem, mas deixo registrado), damasco seco e manjericão. Na verdade exala cheiro de: caramba, parece que não me dei mal não, será que ele vai prestar na boca?

Na boca confirma que, contrariando a lógica da maioria (senão todos) os vinhos brancos de mesmo preço, os anos em garrafa lhe fizeram muito bem. Bastante equilibrado, com acidez adequada e intensidade razoável, no paladar as notas predominantes são de mousse de maracujá, manga e um certo vegetal bastante agradável. Possui corpo e persistência adequados. Excelente conjunto. Na verdade tem sabor de: xô desconfiança! Vou comprar outra (s) garrafa (s)!

Não é um grande vinho, na verdade é até bem simples. O que o torna fora do padrão é que possui um certo envelhecimento e isso lhe fez muito bem. Será que outros Sauvignon Blanc brasileiros também tem esse potencial?

Se encontrar esse vinho, vença o preconceito gerado pelo rótulo e preço, compre de olhos fechados, é um verdadeiro achado. Dá um banho em muita coisa mais cara. Em sua faixa de preço eu diria que é imbatível.

Não sei se pode envelhecer mais tempo, chutaria que não. Pelo preço, acho que vou arriscar, pretendo guardar duas garrafas e abrir daqui a um ano a primeira e dois ou três a segunda. Aí pode deixar que eu conto como foi!

Resumo do vinho:

Nome: Dom Pedrito Sauvignon Blanc

Vinícola: Dom Pedrito Vinhos Nobres

Região: Dom Pedrito, Campanha Gaúcha – RS, Brasil

Teor alcoólico: 12,5%

Safra: 2009

Uva: Sauvignon Blanc

Preço: R$ 20,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (02/13)

Bebido com (data): sozinho (11 a 14/04/2013)

Nota: 87/100

Anúncios

2 pensamentos sobre “Custo-benefício: Dom Pedrito Sauvignon Blanc 2009

  1. Pingback: Nem sempre se acerta: Dom Pedrito Pinotage / Tannat 2011 | Contando Vinhos

  2. Pingback: Simples e correto: Dom Pedrito Merlot 2009 | Contando Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s