Início » País de origem » Chile » Interessante: Meli Riesling 2010

Interessante: Meli Riesling 2010

Meli Riesling

Vinho interessante, principalmente para aqueles que desejam fugir da mesmice (entre os brancos) Chardonnay / Sauvignon Blanc.

Nunca havia bebido um Riesling chileno e não sabia bem o que esperar, pois além da uva incomum ao país, tem 12,5% de álcool o que também é incomum ao país. A vinícola Meli integra o aclamado Movimiento de Viñateros Independientes (MOVI) do Chile e, nessa linha, além desse Riesling produz também um Carignan, que estou bem curioso para provar.

Na taça o vinho se apresentou dourado bem claro, talvez amarelo palha com reflexos dourados, não sou bom com cores, mas o vinho não era dos mais clarinhos não.

No nariz aromas intensos, agradáveis e frescos, remetendo a abacaxi, graviola, citros (limão e ou lima) e um toque floral (talvez acácia).

Na boca chama atenção de primeira a acidez destacada. Tem bom volume de boca, é intenso, estruturado e bem seco. Paladar bastante mineral, apresentando notas cítricas, tendo boa persistência e um final de boca que lembra mel. Deve ser bebido bem gelado, pois conforme esquenta vai ficando um tanto bruto.

Me surpreendeu, pois é chileno, tem 12,5% de álcool e nem o açúcar residual, nem notas vegetais são perceptíveis, conjunto de características difíceis de se experimentar em vinhos do Chile. Provando as cegas, eu jamais diria se tratar de um vinho chileno, acredito que acertaria a uva, pois o vinho é bem típico da Riesling, mas a origem dele… Erraria feio, nem sei de onde chutaria ser.

Acredito também que esse vinho deva envelhecer bem, pretendo comprar uma ou duas outras garrafas, guardar e ver o que acontece.

Para quem quer provar um branco diferente e não se incomoda com vinhos de acidez acentuada, recomendo muitíssimo. Principalmente porque nessa faixa de preço, acho difícil encontrar um branco tão peculiar como este. O custo benefício dele é excelente.

Outros comentários sobre o vinho: Wine Report.

Resumo do vinho:

Nome: Meli Riesling

Vinícola: Vinã Meli

Região: Valle Central, Chile

Teor alcoólico: 12,5%

Safra: 2010

Uva: Riesling

Preço: R$ 43,00

Comprado em (mês/ano): Mondovino (04/13)

Importador: La  Charbonnade

Bebido com (data): Patrícia (05/04/2013)

Nota: 88/100.

OBS: Tinha errado a nota do vinho, corrigido em 08/04/13.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Interessante: Meli Riesling 2010

  1. Jorge,

    Muito interessante seu artigo. Eu conheço um Riesling chileno que vinha muito para o Brasil mas agora sumiu. Era o Cousino Macul Dona Isidora. Só se encontra hoje no exterior a um preço médio de 25 reais conforme o site wine-searcher.com. Esse que você comentou aqui, nos Estados Unidos está a uma média de R$ 31,00 o que significa que o preço aqui está bom. |

  2. Aurelio,

    Não sabia que existia um Riesling da Cousiño Macul. Encontrando ele, com certeza comprarei para provar.
    Não tenho o costume de comparar preços daqui com exteriores. Mas foi bom saber que esse Meli, aqui no Brasil, está com preço próximo ao dos EUA. Obrigado pela informação!

    Abraço,
    Jorge.

  3. Pingback: Interessante: Meli Riesling 2008 | Contando Vinhos

  4. parabéns Jorge pela publicação!
    este vinho é muito interessante mesmo destacando esse toque mineral.
    e bastante frescor.
    bebi este vinho neste domingo dia 18/08/2013 comprei na loja do empório mercantil em pinheiros achei muito boa a proposta de um riesling chileno vale a pena por ser diferente
    um abç!

    Jorge gomes

  5. Pingback: Meli Carignan 2010 | Contando Vinhos

  6. Jorge,
    Vasculhando o nosso amigo Google descobri que a importadora Santar está com o Riesling dona Isidora no seu portfólio. Não o encontrei no varejo mas fiz uma consulta junto a eles e estou aguardando resposta.
    Aurelio Guerreiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s